"Segunda pele" de silicone promete reduzir rugas

Material desenvolvido nos Estados Unidos forma máscara invisível, que, segundo pesquisadores, deixa a pele mais elástica e elimina bolsas sob os olhos. Equipe trabalhou por dez anos na concepção do produto.

Uma "segunda pele" feita de silicone que disfarça rugas e garante a elasticidade pode ser a mais nova solução contra o envelhecimento cutâneo. Desenvolvido nos Estados Unidos, o método rejuvenescedor, feito de polímeros de silicone evita a flacidez, afirmam os pesquisadores americanos na revista Nature Materials nesta segunda-feira (09/05).

Os cientistas afirmam que uma camada ultrafina nos braços ou ao redor dos olhos pode minimizar rugas, pés de galinha e bolsas. Ao menos por algum tempo. O material também poderia ser aplicado em protetores solares ou para uso médico, contra eczemas e para ajudar na cicatrização.

A equipe que desenvolveu a "segunda pele" inclui pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), do Hospital Geral de Massachusetts e de duas empresas, Living Proof e Olivo Labs.

Nos testes iniciais, em um pequeno número de voluntárias, linhas de expressão, sulcos e rugas no rosto foram nitidamente atenuados. Nessa fase, foi analisada a eficácia do material sem, no entanto, pesquisar potenciais efeitos colaterais e consequências do uso a longo prazo.

Aplicado como loção líquida, o produto cria uma camada, que dura até um dia e mantém a aparência natural, conforme esclarece um dos autores do estudo, Robert Langer, do MIT.. Chuva e atividades esportivas, como natação ou corrida, não reduzem o efeito significativamente.

A equipe americana trabalhou por dez anos na concepção do produto. Mais de cem fórmulas diferentes contendo polímeros a base de átomos de silicone e oxigênio foram estudadas. Os testes mostraram que o novo material garante mais elasticidade à pele do que opções que usam filmes de poliuretano ou gel de silicone.

A "segunda pele", que promete devolver a aparência jovem e uniforme ao rosto e evitar a desidratação, ainda não tem data para ser lançada no mercado.

TM/dpa/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos