Sanders vence primárias na Virgínia Ocidental

Apesar de vitória, pré-candidato democrata tem poucas chances de derrotar Hillary Clinton na disputa do partido. Com concorrentes fora da campanha, Trump conquista mais delegados em Nebraska.

O pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Democrata Bernie Sanders venceu as primárias no estado da Virgínia Ocidental nesta terça-feira (10/05). A vitória, no entanto, não deve abalar a oponente democrata, a ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton.

Donald Trump, agora único aspirante republicano às eleições presidenciais marcadas para novembro, conquistou mais delegados na Virgínia Ocidental e no estado de Nebraska. Sanders já havia vencido o caucus do Partido Democrata em Nebraska em março.

Apesar de mais uma vitória do rival, Hillary precisa agora conseguir apenas mais 144 delegados para alcançar os 2.383 exigidos pelo Partido Democrata para vencer as primárias e se tornar a candidata presidencial da legenda. Até agora, Sanders conquistou 1.469 delegados.

Unidos contra Trump

Depois da divulgação do resultado na Virgínia Ocidental, Sanders disse que mantém o objetivo de ser nomeado candidato do Partido Democrata. "Estamos nesta campanha para ganhar a nomeação democrata. Lutaremos por cada um dos votos", afirmou. "Ainda há um caminho a percorrer até a vitória."

Apesar de não concordar com Hillary em muitas áreas, o senador disse que os dois têm um objetivo em comum: "Temos que derrotar Donald Trump e fico feliz em dizer que vamos conseguir", disse.

Com a desistência do senador Ted Cruz e o do governador de Ohio, John Kasich, concorrentes de Trump pelos republicanos, as primárias desta terça-feira serviram apenas para confirmar o número de delegados que o magnata terá.

Com 1.107 delegados, Trump está próximo de alcançar os 1.237 requeridos para que sua candidatura seja referendada na Convenção do Partido Republicano, em julho. A legenda ainda fará primárias em outros sete estados, incluindo a Califórnia.

KG/ap/lusa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos