Filme de Woody Allen abre Festival de Cannes

Pela terceira vez, diretor americano de 80 anos é estrela da abertura do festival de cinema na França. Seis meses após ataques em Paris, edição deste ano conta com segurança reforçada.

Com segurança reforçada após os ataques terroristas de novembro em Paris, começou nesta quarta-feira (11/05) o 69º Festival Internacional de Cannes. A abertura do evento ficou por conta da estreia de Café Society, o mais recente filme do diretor americano Woody Allen.

Essa é a terceira vez que o cineasta de 80 anos abre o festival, mas mais uma vez sua obra ficou fora da competição principal. "Um grupo se juntar e julgar o trabalho de outras pessoas é algo que eu jamais faria. É algo em que não acredito, por isso não quero participar", disse Allen.

O romance Café Society é ambientado na década de 1930 e conta a história de um jovem que tenta fazer carreira em Hollywood, onde seu tio é um agente poderoso. Ele acaba se apaixonando pela secretária do tio. A jovem, no entanto, mantém um caso com o chefe. O filme é estrelado por Kristen Stewart, Jesse Eisenberg e Steve Carell.

O festival deste ano acontece seis meses após os ataques que mataram 130 pessoas em Paris. A segurança na cidade foi reforçada para a edição, com controles de bolsas e detectores de metal. De acordo com o presidente do evento, Pierre Lescure, cerca de 500 agentes de segurança altamente treinados estão monitorando a região próxima ao tapete vermelho.

Nos próximos dez dias, os olhos do mundo cinematográfico estarão mais uma vez concentrados na cidadezinha do sul da França. A seleção oficial gerou grandes expectativas, reunindo figuras do porte de Pedro Almodóvar (Julieta), Xavier Dolan (Juste la fin du monde), Jim Jarmush (Paterson), Ken Loach (Moi, Daniel Blake), Park Chan-Wook (Agassi) e Sean Penn (The last face).

Presidido pelo cineasta australiano George Miller (Mad Max), o júri deste ano é bastante internacional, incluindo as atrizes e atores Kirsten Dunst, Mads Mikkelsen, Vanessa Paradis e Donald Sutherland, e os diretores László Nemes e Arnaud Desplechin. A entrega dos prêmios será em 22 de maio.

CN/rtr/ap/afp/lusa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos