Guardiola se despede da Bundesliga com vitória

Em penúltima partida à frente do Bayern, treinador é homenageado por torcedores, chefe-executivo e jogadores numa Allianz Arena lotada. Última rodada da competição termina com Stuttgart rebaixado.

O treinador Pep Guardiola deu adeus à Bundesliga neste sábado (14/05) com uma vitória de sua equipe, o Bayern de Munique. Com o time campeão desde a rodada passada, disputada no último fim de semana, o 3 a 1 contra o Hannover se converteu numa homenagem da Allianz Arena a Guardiola.

"Querido Pep, quero te agradecer em nome de todo o Bayern. Passamos três anos fantásticos contigo", disse o chefe-executivo do clube bávaro, Karl-Heinz Rummenige, antes do apito inicial. "Você foi um grande embaixador para o clube e para toda a Bundesliga." Os 75 mil torcedores que lotavam o estádio responderam com uma ovação.

Uma bandeira na tribuna dizia "Danke Pep" ("Obrigado, Pep"). Os telões mostraram imagens do tempo que o treinador espanhol passou em Munique, tendo levado o Bayern a ser campeão da Bundesliga três vezes, além de conquistar a Copa da Alemanha, a Supercopa Europeia e o Mundial de Clubes.

A era Guardiola chega oficialmente ao fim no próximo sábado, quando o Bayern enfrenta o Borussia Dortmund na final da Copa da Alemanha. Se sua equipe vencer, o espanhol conquistará o 21º título de sua carreira. Depois da partida, ele deixa o clube para comandar o Manchester City.

Lewandowski artilheiro

O último jogo na Bundesliga rendeu fortes emoções ao Bayern, como o 1 a 0 marcado por Robert Lewandowski aos 12 minutos do primeiro tempo, convertendo o jogador em artilheiro do campeonato e no primeiro atacante a superar a marca de 30 gols na competição em quase 40 anos. Somente cinco jogadores conseguiram tal feito antes dele, tendo o último sido Dieter Müller, do Colônia, em 1977.

Os outros dois gols do Bayern neste sábado foram obra de Mario Götze. Artur Sobiech marcou para o Hannover, que termina essa temporada rebaixado.

No final da partida, Guardiola recebeu duchas de cerveja dos jogadores. Ele e a equipe tiveram que correr para o vestiário e encerrar a festa no gramado mais cedo quando dezenas de torcedores invadiram o campo.

O Stuttgart também foi rebaixado neste sábado ao perder de 3 a 1 para o Wolfsburg, enquanto o Werder Bremen conseguiu se manter na primeira divisão ao derrotar por 1 a 0 o Eintracht Frankfurt. O Eintracht terá agora que disputar a repescagem.

LPF/efe/dpa/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos