Sanders vence no Oregon e ameaça Clinton no Kentucky

Senador segue na disputa e promete ir até o fim, apesar de a vantagem de Hillary Clinton nas primárias democratas ser praticamente insuperável. Resultados nos estados não mudam corrida.

O resultado das primárias do Partido Democrata nesta te­rça-feira (17/05) deixou sinais de que a legenda poderá ter dificuldade para se unir em torno da pré-candidata favorita para concorrer à Casa Branca, Hillary Clinton.

O adversário dela na disputa pela indicação do partido, o senador Bernie Sanders, venceu as primárias no estado do Oregon por 53% a 47%, segundo projeções, e ameaçou Hillary no Kentucky, onde foi derrotado por uma diferença inferior a 1 ponto percentual, também segundo projeção.

Após uma disputa acirrada, onde nenhum dos lados podia garantir a vitória enquanto se aproximava o final das apurações, Hillary se declarou vencedora no Kentucky. "Juntos somos sempre mais fortes", afirmou, em seu perfil no Twitter.

Com 99,8% dos votos contados, ela somava 46,8% contra 46,3%. O resultado não é oficial, mas indica que os dois candidatos deverão dividir os 55 delegados entre si praticamente ao meio.

"Antes de termos a oportunidade de derrotar Donald Trump, temos de derrotar Clinton", afirmou Sanders, que prometeu continuar na campanha até o último instante. Apesar de conseguir se impor perante Hillary e se manter firme na corrida pela nomeação, ele precisará de dois terços dos delegados restantes para conseguir terminar as primárias empatado com a favorita.

A ex-secretária de Estado conquistou uma liderança significativa de 279 delegados sobre Sanders, além de obter ampla vantagem em relação aos chamados superdelegados. O resultado das primárias desta terça-feira não trouxe mudanças significativas na contagem de delegados, o que faz com que Hillary permaneça como a grande favorita para conquistar a nomeação do partido.

Pelo Partido Republicano, Donald Trump, o único pré-candidato a concorrer pela legenda após a desistência de seus concorrentes, não teve dificuldades para vencer no Oregon.

RC/afp/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos