"Estado Islâmico" incita adeptos a atentados na Europa e EUA

Em mensagem de áudio, porta-voz dos jihadistas conclama a ações contra civis no Ocidente: "Não há inocentes no coração da terra dos cruzados." Analistas suspeitam tratar-se de reação pelas perdas recentes do EI.

Um porta-voz do "Estado Islâmico" (EI) conclamou os simpatizantes do movimento jihadista na Europa e nos Estados Unidos a perpetrarem atentados contra civis nesses locais, caso não tenham meios de viajar para o autodeclarado califado do EI, na Síria e Iraque.

Numa mensagem de áudio de 31 minutos divulgada na noite deste sábado (21/05) pelo Al-Furqan, braço midiático do grupo, Abu Mohammed al-Adnani disse aos seguidores: "A menor ação que vocês façam no coração da terra deles é mais cara para nós do que a maior ação aqui conosco [...], não existem inocentes no coração da terra dos cruzados."

Al-Adnani encorajou ataques do tipo "lobo solitário", a fim "ganhar a grande recompensa do martírio", durante o mês sagrado muçulmano de Ramadã, a se iniciar nos primeiros dias de junho. Quanto à guerra contra o EI, encabeçada pelos EUA, país que "caiu no pântano perdição", ela estaria condenada ao fracasso.

Segundo analistas, o discurso visaria elevar a moral dos adeptos, depois que os fundamentalistas sofreram uma série de rebordosas militares, perdendo terreno tanto no Iraque quanto na Síria. Referindo-se a essas perdas, Al-Adnani argumentou que, mesmo o EI sendo expulso de suas cidadelas como Raqqa e Mossul, isso não contaria como derrota, já que "derrota é a perda da vontade e do desejo de lutar".

O porta-voz mencionou, ainda, Omar al-Shishani, descrito como o "ministro da guerra" do EI, como um dos atuais líderes da organização terrorista, assim desmentindo indiretamente os relatos do Pentágono de que em março uma ofensiva aérea na Síria teria matado Al-Shishani.

AV/ap,dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos