Topo

Coala será oráculo da Eurocopa

Natalie Muller (cn)

25/05/2016 18h14

Zoológico de Leipzig anuncia que coala fará previsões sobre os jogos da Alemanha no torneio de seleções da Europa que começa em junho. Oobi-Ooobi assume posto que foi de polvo Paul.

O zoológico de Leipzig anunciou nesta quarta-feira (25/05) que o coala Oobi-Ooobi foi escolhido para ser o oráculo da Eurocopa 2016. O marsupial fará as previsões sobre os jogos da seleção alemã no torneio europeu.

"Como australiano, ele terá uma visão imparcial dos jogos de futebol", afirmou um porta-voz do zoológico. Embora o coala seja um animal de origem australiana, antes de ser transferido para a Alemanha, Oobi-Ooobi vivia na Bélgica.

Oobi-Ooobi chegou em Leipzig em abril e já provou ser um sucesso entre os visitantes do local. Agora terá que mostrar se tem o talento da vidência. O coala assumirá o posto que foi do polvo Paul, do zoológico de Oberhausen, que se tornou um fenômeno mundial na Copa de 2010 ao prever corretamente o resultado de todos os jogos da Alemanha.

Paul, que faleceu alguns meses após o fim do Mundial, fazia suas previsões usando caixas com mexilhões. Antes dos jogos, o polvo era colocado diante duas caixas, uma com a bandeira da Alemanha e a outra com a bandeira do time adversário. Ao abrir uma das peças, Paul "previa" a seleção vitoriosa da partida.

A Alemanha possuiu uma tradição de oráculos animais. Em 2014, a elefante Nelly previu os resultados da seleção alemã na Copa, ao chutar a bola em dois gols diferentes. Nesse mesmo Mundial, a tartaruga Momario também fez suas previsões.

Outro oráculo alemão que ganhou destaque mundial foi a gambá vesga Heidi que previu os resultados do Oscar de 2011. Assim como Paul, Heidi também morreu meses após se tornar mundialmente famosa.

O oráculo Oobi-Ooobi entrará em ação em 12 de junho, no dia da partida entre Alemanha e Ucrânia. O zoológico não revelou qual será o método utilizado pelo coala para fazer suas previsões.