Topo

Altar de Pérgamo ganha modelo em 3D

Tamara Menezes

26/05/2016 12h23

Versão digital poderá ser vista em breve no pátio do Museu de Pérgamo, em Berlim. Obra-prima do período helenístico e uma das principais atrações da Ilha dos Museus, altar está fechado para visitação até 2019.

Uma escultura monumental, com mais de 113 metros de largura e dois mil anos de idade acaba de ganhar um modelo em três dimensões que permite conhecer seus detalhes em novos ângulos. O Altar de Pérgamo, principal atração do museu de mesmo nome, em Berlim, está fechado para visitas há dois anos devido a trabalhos de conservação que deverão durar até 2019.

Enquanto o altar passa por reformas, especialistas criaram um modelo exato em versão digital da obra-prima do período helenístico. "Com o modelo, um dos monumento mais importantes da Antiguidade poderá ser vivenciado de uma forma totalmente nova", explicou Hermann Parzinger, presidente da Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano, nesta terça-feira (24/05) em Berlim.

Duas semanas antes do fechamento parcial do Museu de Pérgamo, em setembro de 2014, profissionais fotografaram e escanearam detalhadamente com laser os relevos e colunas do monumento. O scanner foi posicionado em 51 lugares da sala que abriga a obra. O trabalho ficou a cargo do Instituto Fraunhofer de Computação Gráfica, localizado em Darmstadt e Rostock.

Antiguidade grega achada por alemães

Pérgamo foi uma cidade grega localizada onde hoje fica Bergama, na Turquia. O altar de mármore, com relevos que mostram deuses da mitologia, foi erguido na primeira metade do século 2 a.C e escavado por arqueólogos alemães entre 1878 e 1886. As peças escavadas foram enviadas a Berlim com o aval do Império Otomano.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o altar foi desmontado e armazenado num abrigo antiaéreo na capital alemã. Mais tarde, foi levado pelos soviéticos para Leningrado (atual São Petersburgo) e exposto no museu Hermitage. Só em 1958 as peças retornaram ao Museu de Pérgamo, uma das instituições localizadas na Ilha dos Museus, em Berlim.

Tecnologia a serviço da ciência

Fotografias de alta resolução e medições complexas deram origem a um modelo digital composto por 580 milhões de imagens triangulares, explicou o coordenador do projeto, Pedro Santos, do Instituto Fraunhofer. O resultado ainda não tem data para ser exibido no pátio do Museu de Pérgamo, mas já pode ser conferido no site do museu [link no final da matéria].

De acordo com a diretora-geral interina do museu, Christina Haak, a representação virtual mostra o altar de uma forma ainda mais precisa e abrangente do que quando os visitantes o veem no museu. "A não ser que nós oferecêssemos uma escada para eles", comenta.

A versão tridimensional também facilita a pesquisa, que pode ser feita sem o uso da obra de arte original. Mesmo peças suspeitas de pertencer ao altar podem ser encaixadas eletronicamente, como se fossem partes de um quebra-cabeças, para conferir se fazem mesmo parte do conjunto original.

O Museu Pérgamo, construído para receber o altar, é um dos maiores e mais famosos de Berlim, com cerca de 1 milhão de visitantes por ano. Desde 2013, algumas alas estão fechadas para reforma. A expectativa é que o todo o complexo seja reaberto entre 2025 e 2026. Antes disso, a sala onde fica o Altar de Pérgamo reabre em 2019.