Trump alcança votos necessários para nomeação

Bilionário consegue número suficiente de delegados para ser escolhido candidato republicano à presidência, segundo contagens da mídia americana. Agência AP afirma que ele tem 1.238 apoiadores, um a mais que o necessário.

O bilionário Donald Trump alcançou nesta quinta-feira (26/05) o número de delegados necessários para conquistar a nomeação republicana como candidato à presidência, segundo um levantamento da agência de notícias Associated Press (AP).

De acordo com a sondagem, Trump tem o apoio de 1.238 delegados republicanos. Para a nomeação, são necessários 1.237 votos. Com isso, o bilionário tecnicamente evita que o partido defina o candidato em meio a uma forte disputa na convenção de Cleveland, em julho.

A AP informou que entrevistou delegados não comprometidos com nenhum candidato, os quais afirmaram que votarão em Trump. Segundo a AP, a contagem de delegados favoráveis ao magnata imobiliário subiu quando alguns delegados republicanos não vinculados, incluindo a presidente do Partido Republicano de Oklahoma, Pam Pollard, disseram que irão apoiá-lo na convenção nacional do partido.

O Partido Republicano não vai tornar o resultado oficial até a sua convenção nacional em julho, quando os delegados dão, de fato, seus votos para o candidato. O partido não fornece uma contagem oficial de delegados ao longo da campanha das primárias, levando várias organizações da mídia americana a fazer as suas próprias estimativas.

A ABC News informou que Trump já garantiu 1.239 delegados, com base na sua própria contagem, enquanto a CNN estima que Trump tenha garantido 1.237 votos nesta quinta-feira, citando delegados não vinculados que disseram que iriam apoiar o bilionário.

MD/ap/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos