Naufrágio deixa ao menos 45 mortos no Mar Mediterrâneo

Embarcação com migrantes afunda durante travessia em direção à Europa. Dezenas continuam desaparecidos. Mais de 2 mil pessoas são resgatadas na região em apenas um dia pela Guarda Costeira italiana.

Pelo menos 45 migrantes morreram nesta sexta-feira (27/05) em um naufrágio no Mar Mediterrâneo e mais de 2 mil foram resgatados em barcos na região, afirmou a Guarda Costeira da Itália. Dezenas de pessoas continuam desaparecidas.

"O navio Vega resgatou 135 migrantes na carcaça de um barco, 45 corpos foram recuperados e as buscas prosseguem", disse a Marinha italiana. Não há informações exatas sobre o número exato de pessoas que estavam a bordo da embarcação no momento do acidente.

A nova tragédia aconteceu um dia após um naufrágio que matou entre 20 e 30 pessoas. Somente nos últimos três dias mais de 70 migrantes morreram tentando fazer a travessia no Mediterrâneo em direção à União Europeia (UE).

"Três naufrágios, em três dias, é preocupante. Agora estamos vendo chegar barcos de pesca em muito mau estado", afirmou Carlotta Sami, porta-voz agência da ONU para refugiados (Acnur).

Ao longo desta semana, cerca de 14 mil migrantes foram resgatados no Mar Mediterrâneo, segundo a Guarda Costeira italiana e a ONU. O clima mais quente e as águas mais calmas causaram o aumento no número de pessoas que tentam cruzar o mar saindo da Líbia.

O número de migrantes busca essa travessia tem se mantido constante em relação ao mesmo período dos dois últimos anos. Segundo dados divulgados pelo Acnur em meados de maio, desde o início do ano, mais de 28,5 mil migrantes chegaram à Itália através do Mediterrâneo. A Organização Internacional para as Migrações estima que mais de 1,4 mil pessoas morreram tentando alcançar a Europa por essa rota neste ano.

CN/rtr/lusa/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos