Imprensa da Coreia do Norte elogia Trump

Pré-candidato republicano seria uma escolha melhor que Hillary e é um político sábio e com a capacidade de olhar para frente, afirma mídia norte-coreana. Trump questionou presença de tropas americanas na Coreia do Sul.

O pré-candidato republicano Donald Trump recebeu esta semana uma cobertura positiva da imprensa da Coreia do Norte, fortemente controlada pelo governo comunista.

Nesta quarta-feira (01/06), um editorial do jornal oficial do partido comunista, o Rodong Sinmun, ironizou os temores da Coreia do Sul em relação a um possível governo Trump. "Sempre que Trump fala sobre política externa, ele aborda a questão das tropas americanas na Coreia do Sul e o seu 'bilhete grátis para defesa'", diz o texto.

No dia anterior, um artigo publicado no site DPRK Today, de propaganda estatal, elogiou o republicano como um político "sábio", que seria um presidente melhor do que a "burra" Hillary Clinton, pré-candidata democrata. DPRK é a sigla em inglês para o nome oficial do país, República Popular Democrática da Coreia.

Os dois textos mencionam a ameaça feita por Trump de remover as tropas americanas do território sul-coreano caso o governo em Seul se recuse a bancar os custos da presença militar.

O pré-candidato, que praticamente assegurou a nomeação do partido após seus adversários abandonarem a corrida pela Casa Branca, afirmou que estaria disposto a se encontrar com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Cerca de 30 mil soldados americanos estão estacionados na Coreia do Sul. A Coreia do Norte considera essa presença uma provocação e afirma que Seul é um aliado "marionete" de Washington. A remoção das tropas americanas, segundo o Rodong Sinmun, iria "surpreender os servos que olham para os EUA como seus senhores".

O jornal, porém, evitou declarar abertamente apoio à candidatura de Trump, enquanto o DPRK Today parece mais entusiasmado com essa opção. O artigo escrito por um chinês de origem coreana, que se descreve como um acadêmico norte-coreano, diz que Trump "não é um candidato linguarudo, estranho ou ignorante, mas um político sábio e um candidato que olha para frente".

O portal encoraja os americanos a votar no republicano, ao mesmo tempo em que critica Hillary por acreditar que a Coreia do Norte deverá seguir o Irã e firmar um acordo nuclear com os Estados Unidos.

RC/dpa/afp/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos