Governos latino-americanos são os mais ativos no Twitter

Pesquisa revela que líderes do continente estão entre os que mais utilizam a rede social. Peña Nieto, do México, tem a maior média de postagens diárias, enquanto o venezuelano Maduro está entre os mais influentes.

Uma pesquisa revelou que os governos e chefes de Estado latino-americanos estão entre os líderes mundiais mais ativos na rede social Twitter.

Segundo o estudo anual Twiplomacy (um jogo de palavras entre Twitter e o termo em inglês 'diplomacy', ou diplomacia), divulgado nesta quarta-feira (1º) pela empresa de consultoria internacional Burson-Marsteller, o governo do México é o recordista em postagens, com média de 135 mensagens por dia até o mês de maio. Logo atrás, aparecem o governo da Bolívia (80) e a presidência da Colômbia (72).

Em seguida, vem o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, com 69 postagens diárias, além das presidências de El Salvador (60) e República Dominicana (55).

Segundo o estudo, o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, é o que possui o maior número de seguidores na rede social, com quase 5,3 milhões. Em segundo lugar está o colombiano Manuel Santos, com 4,4 milhões. O argentino Mauricio Macri é o terceiro mais seguido, com cerca de 3 milhões.

Entre os líderes mundiais, o americano Barack Obama é o que possui o maior número de seguidores, com quase 75 milhões. Nenhum dos líderes latino-americanos está entre os dez mais seguidos em todo o mundo.

No Brasil, o político mais popular no Twitter é o atual ministro das Relações Exteriores, José Serra, com 1,43 milhão de seguidores. Entre os líderes latino-americanos, o venezuelano Maduro possui quase 2,8 milhões, e o equatoriano Rafael Correa, em torno de 2,7 milhões.

Maduro ocupa a quarta posição entre os líderes mundiais com maior influência, com média de 2.532 retweets por postagem. O mais influente é Obama, com 12.350 retweets, seguido do rei Salman, da Arábia Saudita (9.986), e do papa Francisco (9.905).

O mexicano Peña Nieto, que inaugurou seu perfil no Twitter em 2007, é o líder latino-americano que utiliza a rede social há mais tempo. Já o boliviano Evo Morales abriu sua conta na rede social apenas em abril deste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos