Lobos foram domesticados duas vezes, diz estudo

Pesquisadores descobrem domesticações distintas de lobos na Ásia e na Europa. Até então, a ciência presumia que cães eram descendentes de apenas uma população de lobos. Mistura entre elas teria ocorrido há 10 mil anos.

Pesquisadores britânicos descobriram que o lobo foi domesticado por seres humanos tanto na Ásia Oriental como na Europa - de forma independente.

Por meio de análises genéticas de cachorros vivos e de informações genéticas de ossos de cães de até 12 mil anos de idade, a equipe de pesquisadores liderada pelo bioantropólogo Greger Larson chegou à conclusão de que o homem primitivo domesticou lobos tanto em comunidades europeias como asiáticas. O estudo foi publicado na revista científica Science, nesta quinta-feira (02/06).

Até então, pesquisadores presumiam que o lobo tinha sido domesticado somente uma vez e que os atuais cachorros são descendentes de apenas uma população de lobos. Nesta afirmação, porém, os cientistas discutiam se a domesticação tinha ocorrido na Ásia ou na Europa. O novo estudo mostra, no entanto, que ela ocorreu paralelamente nos dois continentes.

Mistura ocorreu somente há 10 mil anos

Larson, professor da ciência de paleontologia de genoma na Universidade de Oxford, analisou o genótipo de 60 cães que viveram entre 12 mil e mil anos atrás. Os dados foram então comparados com amostras de 2.500 cachorros vivos.

O resultado revelou que os cães carregam tanto o genótipo de cães europeus como asiáticos, mas que as duas populações se desenvolveram inicialmente de forma separada. Uma mistura entre os caninos ocorreu somente quando os cães asiáticos imigraram com seus donos à Europa.

Tanto na Europa como na Ásia já havia cães pelo menos 12 mil anos a.C. Na Ásia Central, no entanto, há provas da existência dessas espécies apenas a partir de 8 mil anos a.C. Pesquisadores acreditam que esse deve ser o período inicial da mistura das populações caninas.

Por outro lado, segue incerto quando se iniciou a domesticação do lobo. As estimativas variam bastante: entre 15 mil e 100 mil anos atrás.

PV/dpa/dw

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos