Personalidades internacionais prestam homenagem a Muhammad Ali

Considerado um dos maiores esportistas do mundo, ex-boxeador americano ganha tributos de colegas do esporte, políticos e celebridades, de Obama e Pelé a Madonna e Tyson. Ali morreu após décadas de luta contra Parkinson.

A morte do boxeador americano Muhammad Ali na noite desta sexta-feira (03/04), nos Estados Unidos, provocou uma avalanche de homenagens de personalidades do esporte, celebridades, fãs e políticos mundo afora.

Lenda do boxe, conhecido como "o maior" e considerado um dos maiores esportistas dos últimos tempos, ele morreu após ser internado por complicações respiratórias, num hospital do Arizona, onde morava com a mulher. Ali sofria do mal de Parkinson há mais de 30 anos.

Ídolo de Obama e Clinton

Em declaração divulgada pela Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que Ali era "não somente um hábil poeta no microfone e um lutador no ringue, mas um homem que lutava pelo que era certo, que lutou por nós", referindo-se ao ativismo do atleta contra o racismo.

Obama revelou que o boxeador era um de seus ídolos pessoais, e que guarda um par de luvas dele. "Muhammad Ali foi O Maior. Ponto. Se você perguntasse a ele, ele teria dito isso a você. Ele diria que era duplamente maior."

"Muhammad Ali chocou o mundo. E o mundo é melhor por causa disso - nós somos melhores por causa disso. Michelle e eu enviamos nossas profundas condolências a sua família e rezamos para que o maior lutador finalmente descanse em paz", concluiu o presidente.

Outros políticos, como o primeiro-ministro britânico David Cameron, o ex-presidente americano Bill Clinton e o pré-candidato democrata à presidência dos EUA Bernie Sanders, também divulgaram mensagens emocionadas neste sábado.

"Hillary e eu estamos tristes com a partida de Muhammad Ali. Desde o dia em que ele levou a medalha de ouro olímpica, em 1960, os fãs de boxe mundo afora sabiam que estavam vendo uma mistura de beleza e graça, velocidade e força que talvez nunca fosse vista novamente", declarou Bill Clinton.

Perda para o esporte

Nas redes sociais, personalidades do boxe lamentaram a morte do tricampeão mundial. Mike Tyson, ex-campeão de peso-pesados como Ali, declarou que "Deus veio para o seu campeão. Desde sempre um grande homem".

O ex-craque de futebol Pelé observou que "o universo do esporte sofre uma grande perda". "Muhammad Ali era meu amigo, meu ídolo, meu herói. Passamos muitos momentos juntos e sempre mantivemos contatos todos estes anos. A tristeza é enorme", escreveu o brasileiro em rede social.

George Foreman, que em 1974 protagonizou uma luta histórica ao lado de Ali, publicou no Twitter: "Uma parte de mim se foi, 'a maior parte'", fazendo referência à forma como o ex-adversário e amigo se autodefinia: "the greatest".

Na página oficial dos Jogos Olímpicos, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, declarou: "Ele foi um atleta que tocou o coração das pessoas ao redor do globo. Um atleta que lutou pela paz e pela tolerância. Ele foi um verdadeiro olímpico."

O pugilista britânico Amir Khan homenageou o ídolo com uma mensagem em vídeo. "Muhammad Ali era meu herói. Tudo em que acreditava, ele fazia", disse o muçulmano, elogiando a coragem de Ali ao se converter ao Islã nos EUA dos anos 1960.

"Guerreiro pela cura"

Entre artistas e personalidades da música e do cinema, o músico Paul McCartney foi um dos primeiros a se pronunciar. "Eu amei esse homem. Ele foi incrível desde o primeiro dia em que nós o conhecemos, em Miami", escreveu o ex-Beatle. "O mundo perdeu um verdadeiro grande homem."

O ator Michael J. Fox, que também sofre de Parkinson, reverenciou Ali: "Um gigante, uma inspiração, um homem de paz, um guerreiro pela cura. Obrigado."

A cantora Madonna publicou no Twitter: "Esse homem. Esse rei. Esse herói. Esse ser humano! Palavras não podem expressar. Ele sacudiu o mundo. Deus o abençoe."

A cidade de Louisville, no Kentucky, onde Ali nasceu, homenageou o ex-boxeador com bandeiras a meio mastro. O funeral e o enterro serão realizados no município.

EK/afp/ap/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos