Após quatro anos, ajuda chega a cidade síria sitiada

Comboios com alimentos e medicamentos chegam pela primeira vez a Daraya, sitiada desde 2012. Outras 17 regiões também recebem autorização para o acesso da ajuda da ONU e do Crescente Vermelho.

O Crescente Vermelho na Síria conseguiu entregar ajuda alimentícia e médica a Daraya, subúrbio de Damasco, pela primeira vez desde 2012. A entrega dos mantimentos, num esforço coordenado com a ONU, ocorreu na noite desta quinta-feira (09/06).

Segundo a ONU, ainda é aguardada a aprovação do governo para conseguir levar ajuda a mais duas cidades. "A ONU está apta a realizar entregas em 17 das 19 áreas sitiadas", afirmou Jens Laerke, porta-voz da Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha).

As regiões onde não foi possível permitir o acesso da ajuda humanitária foram Deir Ezzor, sitiada pela organização extremista "Estado Islâmico" (EI), e Yarmuk, onde a agência da ONU para os refugiados palestinos (Acnur) possui acesso apenas parcial.

No mês passado, lideranças internacionais exigiram maior acesso para a entrega de mantimentos de ajuda humanitária na Síria, afirmando que iriam recorrer a lançamentos aéreos se não houvesse progressos no envio por terra.

Entretanto, o envio de ajuda através de aviões tem sido demasiadamente lento e não atinge muitas localidades. A ONU prefere os comboios por terra por serem menos complicados e de menor custo.

Segundo a ONU, vivem em Daraya entre 4 e 8 mil pessoas. O subúrbio está sitiado desde que tropas do governo foram expulsas no início das revoltas contra o presidente Bashar al-Assad, em 2011.

Nas 19 regiões sitiadas vivem 492 mil pessoas, segundo cálculos da ONU. Dessas áreas, 16 estão sob poder dos rebeldes e três são controladas pelo governo.

RC/ap/rtr/dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos