Keiko Fujimori reconhece derrota no Peru

Candidata derrotada na recente eleição presidencial promete exercer forte oposição, já que seu partido detém a maioria no Parlamento. Pedro Pablo Kuczynski será empossado novo presidente do Peru em 28 de julho.

A candidata à presidência do Peru, Keiko Fujimori, reconheceu nesta sexta-feira (10/06) a derrota, cinco dias após o economista Pedro Pablo Kuczynski, de centro-direita, ter sido declarado vencedor da eleição presidencial peruana com uma diferença de pouco mais de 40 mil votos.

"Aceitamos democraticamente os resultados", declarou Fujimori, lembrando ao futuro presidente que ela será uma opositora de peso. O partido Fujimori, o Força Popular, detém a maioria no Parlamento peruano.

"O Força Popular foi escolhido pela população para o papel de oposição, que vamos cumprir com firmeza. Seremos uma oposição responsável que pensará no futuro do país", acrescentou a filha do controverso ex-presidente Alberto Fujimori, que cumpre 25 anos de prisão por corrupção e crimes contra os direitos humanos.

O partido de Fujimori conquistou 73 dos 130 assentos do Parlamento nas eleições legislativas de 10 de abril, realizadas simultaneamente ao primeiro turno da eleição presidencial.

Fujimori venceu o primeiro turno com 39% dos votos contra 21% para Kuczynski. Mas com uma vantagem de pouco mais de 40 mil votos, num total de 31 milhões de habitantes, Kuczynski levou o segundo turno e liderará um país profundamente dividido.

O candidato de centro-direita, cujas iniciais são também as do seu partido, o Peruanos por el Kambio (Peruanos pela Mudança - PPK), obteve 50,12% dos sufrágios contra 49,88% da rival de direita.

A cerimônia de posse do novo presidente do Peru está marcada para 28 de julho.

PV/lusa/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos