Londres celebra os 90 anos de Elizabeth 2ª

Por ocasião do aniversário oficial, rainha ganha três dias de homenagens, com missa, parada militar e grande piquenique. Tradição de festejar nascimento dos monarcas duas vezes ao ano começou em 1748.

Este é o ano em que a rainha Elizabeth 2ª se tornou nonagenária, e as celebrações continuam. Três dias de homenagens em Londres começaram com uma missa na Catedral de St. Paul nesta sexta-feira (10/06).

Apesar de o aniversário de 90 anos da rainha ter sido no último dia 21 de abril, o "oficial" será comemorado neste sábado, com a tradicional parada militar da guarda real britânica. Elizabeth 2ª sempre celebra a data duas vezes ao ano, em abril e no início de junho, quando os parques reais de Londres costumam ser iluminados pelo sol. A tradição começou com o rei George 2º, em 1748.

A missa desta sexta-feira coincidiu com o aniversário de 95 anos do marido da rainha, o príncipe Philip, que também foi homenageado. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, destacou a longa trajetória de dedicação da monarca, a soberana que ocupou por mais tempo o trono britânico.

"Olhamos em retrospectiva os 90 anos de Vossa Majestade na vida de nossa nação com profunda admiração e profunda gratidão. Através de guerras e dificuldades, de turbulência e mudanças, fomos sustentados de maneira admirável e maravilhosa", disse Welby.

O príncipe Charles e a esposa Camilla, o príncipe William e a esposa Kate, o príncipe Harry e uma série de outros membros da realeza se juntaram a políticos numa versão estrondosa de God save the Queen.

Espera-se que a parada Trooping the Color reúna milhares de britânicos diante do palácio de Buckingham neste sábado, na esperança de uma aparição da família real na sacada.

No domingo, na The Mall, avenida diante do Palácio de Buckingham, será oferecido almoço para cerca de 10 mil trabalhadores de caridade e membros da família real, num grande piquenique. Festas de rua estão planejadas em várias cidades, inclusive em alguns dos países da Commonwealth e nos Estados Unidos.

Há cerca de um mês, o aniversário da rainha, que chegou ao poder em 1952, também foi celebrado numa arena próxima ao castelo de Windsor, com a presença de cerca de 5 mil pessoas.

LPF/ap/dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos