Rússia busca empate com Inglaterra no fim

Nos acréscimos, russos fazem 1 a 1 e frustram estreia vitoriosa na Eurocopa da nova geração do futebol inglês. Gareth Bale comanda País de Gales contra Eslováquia, e Suíça começa com triunfo sobre Albânia.

Com um gol nos acréscimos, a Rússia buscou neste sábado (11/06), em Marselha, um empate em 1 a 1 contra a Inglaterra, na estreia de ambas as seleções pelo Grupo B da Eurocopa - marcada por confrontos entre torcedores do lado de fora do estádio.

Em busca do título inédito e com uma geração promissora, liderada pelo capitão Wayne Rooney, a Inglaterra abriu o placar aos 28 da etapa final, com o zagueiro Eric Dier, de 22 anos, em cobrança de falta.

Os ingleses já comemoravam quando o capitão russo, Vasili Berezutski, aos 47 do segundo tempo, subiu mais que a defesa adversária e, de cabeça, encobriu o goleiro Joe Hart. Com o empate, Inglaterra e Rússia dividem o segundo lugar do grupo, que é liderado por País de Gales.

O jogo foi precedido de cenas que lembraram campos de batalha nas ruas de Marselha, onde, pelo terceiro dia consecutivo, torcedores de Rússia e Inglaterra entraram em confronto - primeiramente entre si e depois com a polícia.

Câmeras de TV flagraram brigas entre russos e ingleses, que atiraram garrafas e cadeiras uns nos outros. Houve confrontos também entre torcedores estrangeiros e locais. Duas pessoas foram hospitalizadas - uma por ataque cardíaco e outra foi levada desacordada. Pelo menos outras cinco ficaram feridas, e seis foram detidas.

Bale marca

Na outra partida do Grupo B, no duelo de estreantes da Eurocopa, País de Gales venceu a Eslováquia por 2 a 1, em Bordeaux, comandado pela estrela Gareth Bale. Foi o retorno da seleção galesa a uma grande competição 58 anos após a última participação, na Copa do Mundo de 1958.

O atacante do Real Madrid abriu o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo, cobrando falta no contrapé do goleiro eslovaco Matus Kozacik. O empate eslovaco saiu na segunda etapa, aos 15, com Duda. Robson-Kanu garantiu a vitória galesa aos 35 minutos.

"Nossos torcedores são os melhores no mundo e estiveram conosco nesta noite. É, definitivamente, um dia memorável e histórico para o nosso país", comentou Bale após o jogo.

Gales volta a campo na próxima quinta-feira, para enfrentar a Inglaterra. Rússia e Eslováquia jogam no dia anterior.

Suíça bate Albânia

Na primeira partida do dia, pelo Grupo A, a seleção suíça, que tenta pela primeira vez passar da primeira fase da Eurocopa, começou com uma vitória por 1 a 0 sobre a Albânia, no estádio Bollaert-Delelis, em Lens.

O gol da vitória, logo aos 5 minutos de jogo, foi de Fabian Schaer, em cabeçada após cobrança de escanteio. A Albânia jogou com um a menos desde os 35 do primeiro tempo, quando o zagueiro Lorik Cana foi expulso ao tocar com a mão na bola e receber segundo cartão amarelo.

A vitória deste sábado foi apenas a segunda da Suíça numa Eurocopa. O resultado coloca a seleção ao lado da França na liderança do Grupo A do torneio, ambas com três pontos. As partidas da chave serão na próxima quarta-feira: Romênia x Suíça e França x Albânia.

RPR/efe/dpa/rtrs

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos