Alemanha estreia com vitória na Eurocopa

Atuais campeões mundiais sofrem com bloqueio defensivo da Ucrânia, mas conseguem os três pontos. Partida expõe problemas na zaga alemã e marca retorno de Schweinsteiger, autor do segundo gol.

Uma das favoritas ao título, a seleção alemã sofreu, mas conseguiu estrear com vitória no Grupo C da Eurocopa ao bater a Ucrânia neste domingo (12/06), em Lille, por 2 a 0.

Em busca do quarto título europeu, os atuais campeões mundiais dominaram a partida, mas tiveram dificuldades de furar o bloqueio defensivo da Ucrânia, que levou perigo nos contra-ataques e só não marcou porque parou no goleiro Manuel Neuer.

Shkodran Mustafi abriu o placar de cabeça, aos 21 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta da entrada da área de Tony Kroos. Voltando de lesão e ovacionado ao entrar em campo, Bastian Schweinsteiger ampliou nos acréscimos, após cruzamento de Mesut Özil.

As dificuldades enfrentadas pela Alemanha em Lille mostram porque muitos hesitam em apontar a seleção de Joachim Löw como grande favorita ao título.

Löw está tendo quase que reinventar a seleção alemã - e para tal faltam tempo e peças. Sem mencionar problemas físicos de atletas importantes: Ilkay Gündogan, Mats Hummels, Sami Khedira e Bastian Schweinsteiger, que, apesar do gol, se mostrou longe da melhor forma.

Após as aposentadorias do capitão Philipp Lahm e do zagueiro Per Mertesacker, o setor defensivo carece de jogadores experientes e se tornou o tendão de Aquiles na escalação de Löw - Höwedes, Mustafi, Boateng e Hector bateram cabeça algumas vezes no jogo deste domingo.

Em um ano, a seleção alemã atuou 12 vezes e só não sofreu gols em três oportunidades: contra Gibraltar, no último amistoso contra a Hungria e agora contra a Ucrânia.

A Alemanha volta a campo nesta quinta-feira, para enfrentar a Polônia, que estreou com vitória por 1 a 0 sobre a Irlanda do Norte. No outro jogo de domingo, pelo Grupo D, a Croácia bateu a Turquia pelo mesmo placar.

RPR/dpa/efe

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos