Piqué salva Espanha no fim contra tchecos

Philip Verminnen

Zagueiro do Barcelona anota o único gol da estreia espanhola aos 41 minutos do segundo tempo. La Furia domina a partida, mas tem dificuldades em furar a defesa da República Tcheca. Cesc Fábregas salva em cima da linha.

Na Eurocopa dos poucos gols, a atual bicampeã Espanha seguiu o roteiro do torneio e estreou com uma sofrida vitória por 1 a 0 frente à República Checa. A partida, realizada em Toulouse e válida pelo Grupo D, foi completamente dominada pela seleção espanhola, que, no entanto, teve muitas dificuldades de penetrar a compacta defesa dos tchecos. O gol salvador foi anotado pelo zagueiro Gerard Piqué, aos 41 minutos do segundo tempo.

+ Veja todas as informações sobre seleções, sedes e jogos da Eurocopa +

A primeira grande chance veio aos 15 minutos. Após cruzamento de Juanfran, David Silva prolongou para Álvaro Morata, que, de carrinho, obrigou o goleiro Petr Cech a uma primeira importante intervenção. Morata era o jogador espanhol mais ligado em campo. Aos 28 minutos, ele recebeu passe no comando de ataque, esperou a definição do zagueiro e finalizou para nova boa defesa de Cech.

O domínio espanhol foi absoluto (mais de 70% de posse de bola), porém, os comandados de Vicente del Bosque encontraram dificuldades para furar a retranca montada pelos tchecos. Com a falta de espaços, Andrés Iniesta tentou com uma finalização de longa distância, algo que notoriamente não é uma característica da seleção espanhola. Aos 40 minutos, Juanfran encontrou Morata, mas Cech, a melhor figura no primeiro tempo, fechou bem o ângulo e evitou o gol espanhol.

Na segunda etapa, logo aos 40 segundos, foi a vez de a trave salvar a República Tcheca, depois que o passe de Morata foi desviado pela defesa. Na cobrança do escanteio, Sergio Ramos desperdiçou nova boa oportunidade.

Ironicamente, porém, a chance mais clara de gol na partida foi dos tchecos. Após cobrança de escanteio, Cesc Fàbregas imita o defensor alemão Jérôme Boateng e salva em cima da linha. Intervenção providencial. Enquanto isso, a Espanha seguia pressionando - com ótimas chances para Jordi Alba, Aritz Aduriz e David Silva.

O gol salvador veio somente aos 41 minutos da etapa final. Iniesta dominou a bola na lateral da área e levantou na medida para seu companheiro de Barcelona Gerard Piqué. O zagueiro teve somente o trabalho de encostar a cabeça na bola e garantir os primeiros três pontos da Espanha na competição.

Ficha técnica

Espanha 1 x 0 República Tcheca

Local: Stadium de Toulouse, Toulouse

Arbitragem: Szymon Marciniak (Polônia) auxiliado por seus compatriotas Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz.

Gol: Gerard Piqué (41'/2T)

Cartões amarelos: David Limbersky (15'/2T)

Espanha: David de Gea; Juanfran, Gerard Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets, Cesc Fàbregas (Thiago Alcántara 24'/2T) e Andrés Iniesta; David Silva, Nolito (Pedro Rodríguez 36'/2T) e Álvaro Morata (Aritz Aduriz 16'/2T): Vicente del Bosque.

Rep. Tcheca: Petr Cech; Pavel Kaderabek, Tomás Sivok, Roman Hubnik e David Limbersky; Vladimir Darida e Jaroslav Plasil; Theodor Gebre Selassie (Josef Sural 40'/2T), Ladislav Krejci e Tomás Rosicky (David Pavelka 43'/2T); Tomás Necid (David Lafata 29'/2T). Técnico: Pavel Vrba.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos