Serra receberá líder da oposição venezuelana

Às vésperas de reunião na OEA sobre processo que pode suspender Venezuela de organismo internacional, Henrique Capriles busca apoio para referendo contra Nicolás Maduro. Oposicionista passa por Argentina e Paraguai.

O ministro das Relações Exteriores do governo interino, José Serra, deve receber em Brasília nesta terça-feira (14/06) o líder da oposição na Venezuela Henrique Capriles, segundo o jornal Folha de São Paulo.

Em viagem pela América do Sul, Capriles busca apoio para o projeto de convocar um referendo para revogar o mandato do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

O oposicionista foi recebido nesta segunda-feira pelo presidente argentino, Mauricio Macri, em Buenos Aires. "Pedimos à Argentina, como pedimos ao resto dos países da nossa América Latina, que nossos irmãos latino-americanos sejam firmes nas instâncias internacionais, exigindo o respeito à Constituição da República da Venezuela", disse Capriles.

Antes de ir à Argentina, Capriles esteve no Paraguai, onde foi recebido em Assunção pelo presidente Horacio Cartes. No encontro, o líder solicitou o apoio do país contra Maduro na Organização dos Estados Americanos (OEA).

A viagem de Capriles ocorre às vésperas da reunião da OEA que decidirá sobre o processo que poderá resultar na suspensão da Venezuela do organismo internacional. No final de maio, o secretário-geral da organização Luis Almagro acionou, pela primeira vez na história, a chamada Carta Democrática Interamericana sem o consentimento expresso do governo legítimo do país afetado.

Almagro lançou pesadas críticas à Venezuela, acusando Maduro de ameaçar a democracia ao bloquear a atuação do Congresso, dominado pela oposição, e nomear aliados para a Suprema Corte do país. Além de uma crise política, a Venezuela enfrenta uma profunda crise econômica.

Da Argentina, Capriles viaja para o Brasil, onde deve ser recebido por José Serra.

CN/rtr/efe/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos