Alemanha e Polônia não saem do zero no Stade de France

Philip Verminnen

Sistemas defensivos se sobressaem e alemães e poloneses protagonizam primeiro empate sem gols da competição. Em partida equilibrada, as poucas chances criadas são desperdiças com a falta de pontaria de Milik e Götze.

Os sistemas defensivos seguem dominando no torneio e Alemanha e Polônia protagonziaram o primeiro empate sem gols da Eurocopa 2016, nesta quinta-feira (16/06), no Stade de France, em Paris. A partida foi bastante equilibrada. As poucas chances de gol foram desperdiçadas por Arkadiusz Milik, do lado polonês, e Mario Götze, pelo lado alemão.

Alemanha e Polônia jogaram um primeiro tempo intensivo, bastante truncado e com poucas chances claras de gol. A falta de criatividade foi o reflexo do excesso de vontade. Com dois minutos de bola rolando, Sami Khedira recebeu o primeiro cartão amarelo da partida.

Com ambas as equipes preenchendo bem os espaços no meio-campo, as melhores oportunidades nasceram em jogadas pelas extremidades do campo. Jonas Hector, o único dos 11 titulares que não fez parte do elenco campeão mundial no Brasil, teve bons momentos pela ala esquerda. Pelo lado polonês, Jakub Blaszczykowski e Robert Lewandowski sinalizavam que a Polônia não iria ficar plantada na defesa.

No entanto, os sistemas defensivos se sobressairam nos primeiros 45 minutos de jogo. Os goleiros Manuel Neuer e Lukasz Fabianski não tiveram muito trabalho. Ao contrário de Sami Khedira e Toni Kroos ou Krzysztof Maczynski e Grzegorz Krychowiak que cobriram muitos espaços no campo.

Na Eurocopa dos poucos gols, Alemanha e Polônia protagonizaram o nono empate sem gols ao intervalo em 18 partidas disputadas no torneio até então.

A segunda etapa começou com ambas as equipes buscando mais o gol e a classificação antecipada às oitavas de final. Logo aos 30 segundos, Arkadiusz Milik por centímetros não abriu o marcador em Paris. No lance seguinte, Mario Götze recebe belo passe de Kroos, mas finaliza em cima do goleiro.

A Polônia se soltou mais na partida e exigiu bastante da defesa alemã. Em duas ocasiões Jérôme Boateng e Mats Hummels deram carrinhos providenciais para desarmar adversários. Em um cobrança perigosa de falta, Lewandowski rolou para Milik, que acertou o lado externo da rede de Neuer.

Milik, autor do gol da vitória polonesa contra a Irlanda do Norte, perdeu uma ótima oportunidade aos 23 minutos, quando recebeu um passe na altura da marca do pênalti, mas furou. No contra-ataque, Özil obrigou Fabianski a grande defesa.

Nos últimos 15 minutos, a Alemanha retomou um leve controle da partida depois das entradas de Mario Gómez e Andre Schürrle. Özil cresceu na partida. Aos 40 minutos, Benedikt Höwedes quase se tornou o herói improvável, quando invadiu a grande área mas foi travado no último instante.

A luta de ambas as seleções, no entanto, não evitou o primeiro 0 a 0 desta Eurocopa. Ao mesmo tempo, Alemanha e Polônia seguem sem ter suas defesas vazadas.

Irlanda do Norte alcança vitória histórica

Na outra partida do Grupo C, a Irlanda do Norte conquistou uma surpreendente vitória por 2 a 0 contra a Ucrânia. Os gols foram marcados por Gareth McAuley e Niall McGinn. Esta foi a primeira vitória da Irlanda do Norte numa Eurocopa.

Ficha técnica

Alemanha 0 x 0 Polônia

Local: Stade de France, Saint-Denis, Paris

Arbitragem: Björn Kuipers (Holanda) auxiliado por seus compatriotas Sander van Roekel e Erwin Zeinstra.

Cartões amarelos: Sami Khedira (2'/1T), Mesut Özil (33'/1T), Krzysztof Maczynski (44'/2T), Kamil Grosicki (10'/2T), Jérôme Boateng (21'/2T), Slawomir Peszko (47+2'/2T)

Alemanha: Manuel Neuer; Benedikt Höwedes, Jérôme Boateng, Mats Hummels e Jonas Hector; Sami Khedira e Toni Kroos; Mesut Özil, Julian Draxler (Mario Gómez 26'/2T) e Thomas Müller; Mario Götze (Andre Schürrle 20'/2T). Técnico: Joachim Löw.

Polônia: Lukasz Fabianski; Lukasz Piszczek, Kamil Glik, Michal Pazdan e Artur Jedrzejczyk; Krzysztof Maczynski (Tomasz Jodlowiec 30'/2T), Grzegorz Krychowiak, Jakub Blaszczykowski (Bartosz Kapustka 34'/2T) e Kamil Grosicki (Slawomir Peszko 41'/2T); Arkadiusz Milik e Robert Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos