Disney inaugura primeiro parque na China

Em areal de 3,9 quilômetros quadrados e ao custo de 5,5 bilhões de dólares, resort é inaugurado após cinco anos de construção. Previsão é que o parque temático deve atrair entre 15 e 50 milhões de visitantes por ano.

O primeiro parque temático da Disney na República Popular da China foi inaugurado, nesta quinta-feira (16/06), em Xangai, depois de anos de construção. Trata-se do sexto parque da Disney em todo o mundo. Na Ásia há outro em Hong Kong, uma região administrativa especial da China.

Apesar da chuva, milhares de pessoas visitaram o parque temático, que abriu 30 minutos antes do previsto. O presidente-executivo do Grupo Disney, Bob Iger, e o vice-premiê chinês, Wang Yang, cortaram uma fita vermelha em conjunto, sinalizando o endosso do Partido Comunista ao resort de custou 5,5 bilhões de dólares - um dos maiores investimentos estrangeiros na China.

Após a abertura oficial, teve uma pequena correria, com alguns entusiastas do Mickey Mouse tentando ser os primeiros a experimentar atrações, como a montanha-russa inspirada nos filmes de ficção científica Tron.

Um castelo gigante, inspirado num cenário de um conto de fadas, preenche o horizonte. Situado nos arredores de Xangai, o complexo da Disney na China começou a ser construído em 2011 e tem 3,9 quilômetros quadrados. A inauguração ocorre num período em que a economia chinesa cresce ao ritmo mais lento dos últimos 25 anos.

Ainda assim, o país mais populoso do planeta "é grande demais para ser ignorado", afirmou Iger. "Queremos deixar aqui uma mensagem. Apesar de tudo, este é o maior mercado do mundo", acrescentou.

A fim de apelar aos gostos chineses, a Disney minimizou os elementos americanos na concepção e construção do parque. "Nós não apenas construímos uma Disneylândia na China, construímos a Disneylândia da China", disse Iger.

A ambição da Disney é apoiada por Pequim, que está a buscando uma transição no modelo econômico, visando colocar maior ênfase no consumo doméstico, em detrimento das exportações.

Em Xangai e nas regiões vizinhas vivem aproximadamente 330 milhões de pessoas. Alguns analistas preveem que a Disney de Xangai deve atrair entre 15 e 50 milhões de visitantes por ano, o que o tornaria o parque temático mais visitado do mundo. Em comparação, o Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, atraiu 19,3 milhões de visitantes em 2014.

Os parques de diversão têm crescido rapidamente na China, com mais de 300 projetos financiados nos últimos anos, segundo o diário chinês National Business Daily. Só em 2015 abriram 20 parques e outros 20 estavam em construção, de acordo com o jornal. Os estúdios de cinema Universal Pictures (em Pequim) e DreamWorks (em Xangai) têm igualmente projetos de parques temáticos na China.

PV/ap/afp/rtr/dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos