Polícia alemã prende seis hooligans russos em Colônia

Torcedores que embarcariam a Moscou agrediram turistas espanhóis que distribuíam adesivo com Propaganda de esquerda.

A polícia alemã anunciou nesta sexta-feira (17/06) que prendeu seis torcedores ligados ao hooliganismo russo em Colônia, no oeste da Alemanha. Eles atacaram turistas espanhóis em frente à catedral gótica da cidade na noite de quinta. Dois deles ficaram feridos.

As autoridades investigam se os suspeitos participaram de outros confrontos violentos durante a Eurocopa, como os de Marselha. Segundo a polícia, eles estavam bêbados e portavam máscaras e protetores bucais, objetos comumente usados por hooligans.

Cinco suspeitos foram presos logo após a agressão. Um sexto envolvido foi detido no aeroporto de Colônia tentando embarcar para Ibiza, na Espanha. Com eles, foram encontrados ingressos para as partidas entre Rússia e Inglaterra, no último sábado, e Rússia e Eslováquia, na quarta-feira.

Os torcedores russos tinham chegado a Colônia depois de uma viagem de trem a partir de Bruxelas. Eles iriam embarcar ainda na quinta para Moscou.

Os dois espanhóis e uma terceira vítima levaram socos e pontapés por distribuir adesivo com propaganda de conteúdo esquerdista.

Escalada de violência

Depois de uma semana de violência na Eurocopa, a França condenou nesta quinta três russos a 24, 18 e 12 meses de prisão. Eles eram acusados de participação nos atos de violência de sábado em Marselha, onde Rússia e Inglaterra se enfrentaram pela fase de grupos do torneio. Eles também foram impedidos de entrar na França por dois anos.

Os três torcedores condenados fazem parte de um grupo de 43 russos detidos na terça-feira. Os incidentes de sábado resultaram em 35 feridos, a maioria ingleses.

Em Paris, jornalistas brasileiros foram agredidos por torcedores alemães antes da partida entre Alemanha e Polônia na noite desta quinta. Eles gritaram "go out, niggers" ("saiam, crioulos") e deram chutes e tapas numa repórter e um cinegrafista da emissora Band.

KG/ap/dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos