Irã anuncia que impediu ataques terroristas

Autoridades iranianas afirmam que terroristas planejavam atentados na capital e em outras cidades e anunciam detenção de suspeitos e apreensão de explosivos.

O serviço de inteligência do Irã impediu uma série de ataques terroristas no país, afirmou nesta segunda-feira (20/06) a imprensa estatal iraniana. Segundo autoridades citadas pela mídia, trata-se do "maior atentado" já planejado contra Teerã e outras províncias. Vários suspeitos teriam sido presos, e bombas e munição teriam sido apreendidas na operação. O Ministério de Inteligência iraniano não deu mais detalhes sobre os planos.

"Numa conspiração criminosa de grupos terroristas anti-islâmicos takfiri, uma série de ataques com bombas estava sendo planejada em diversos locais do país para os próximos dias. Os terroristas foram presos, e algumas bombas e explosivos foram apreendidos", afirmou o ministério, acrescentado que mais informações seriam divulgadas no decorrer das investigações.

Tanto em árabe como em farsi, takfiri é um termo pejorativo que designa muçulmanos que acusam outros muçulmanos de serem infiéis. Autoridades iranianas costumam usar essa palavra para se referir a membros do grupo extremista "Estado Islâmico" (EI).

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Shamkhani, disse que as forças de segurança detiveram integrantes de uma rede que planejava atentados no país durante o Ramadã. Ele afirmou que atentados suicidas estavam sendo planejados na capital do país e declarou ainda que o "Estado Islâmico" é o inimigo número um de Teerã.

O Irã enviou militares para apoiar o presidente sírio, Bashar al-Assad, no combate ao "Estado Islâmico". No mês passado, as forças de segurança iranianas anunciaram a prisão de cerca de 20 extremistas do "Estado Islâmico" no país e de mais de 50 simpatizantes que promoviam a ideologia do grupo pela internet.

CN/ap/rtr/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos