Em meio a referendo sobre Brexit, Trump visita Escócia

Na terra natal da mãe, pré-candidato à Casa Branca visitará campos de golfe e deve ser recebido com protestos. Em coletiva de imprensa, magnata deve comentar resultado da votação sobre futuro do Reino Unido na UE.

O pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump viaja nesta quinta-feira (23/06) para a Escócia, terra natal de sua mãe. A viagem de três dias é a primeira internacional do magnata desde que ele conquistou o número de delegados necessários para sua candidatura à presidência e ocorre em meio ao referendo que decidirá sobre o futuro do Reino Unido na União Europeia (UE).

Trump participará da reinauguração do resort de golfe Trump Turnberry, adquirido pelo magnata em 2014, cuja reforma custou cerca de 290 milhões de dólares. O investimento causou indignação entre os escoceses após o candidato republicano tentar, junto ao governo, modificar a instalação de um projeto de energia eólica para evitar que os jogadores em seu hotel vissem as turbinas.

David Milne, vizinho do resort, hasteou uma bandeira mexicana em protesto contra a visita de Trump. Milne esteve envolvido em uma disputa sobre os limites de sua propriedade com o magnata. Segundo ele, Trump construiu uma cerca e enviou para ele a conta.

O magnata visitará também uma propriedade de golfe em Aberdeen. Protestos contra o candidato republicano estão programados pelo país.

Trump participará ainda de uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, na qual provavelmente será questionado sobre o resultado do referendo sobre o Brexit. Ele declarou ser a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. Assessores disseram que a passagem pela Escócia visa reforçar os laços do candidato com seus ancestrais.

A viagem do pré-candidato ocorre em num momento em que ele se vê sob pressão para adotar um comportamento mais presidencial, e em que as pesquisas indicam que ele vem perdendo votos.

CN/rtr/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos