Topo

Um milhão de britânicos assina petição por novo referendo

25/06/2016 09h15

Signatários pedem que Parlamento considere realização de nova consulta sobre permanência do Reino Unido na UE. Câmara dos Comuns afirma que petição será debatida.

Mais de 1 milhão de britânicos já assinaram uma petição online pedindo ao Parlamento a realização de um segundo referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), depois da vitória do Brexit na consulta realizada nesta quinta-feira (23/06).

O texto, proposto por um cidadão que se identificou como William Oliver Healey, pede aos deputados para introduzirem uma norma que force a convocação de um segundo referendo caso a votação pela saída ou permanência na UE esteja abaixo de 60%, com uma participação de 75%.

A página da Câmara dos Comuns (câmara baixa do Parlamento) na internet caiu devido ao elevado número de pessoas que entraram para aderir à proposta. A Câmara dos Comuns sublinhou que a petição será debatida, assim como acontece com todas as iniciativas de cidadãos que reúnam mais de cem mil assinaturas.

A comissão de petições reúne-se na próxima terça-feira, quando poderá decidir se aprova o debate sobre esse assunto.

Nesta quinta-feira, 51,9% dos eleitores britânicos optaram pela saída do Reino Unido da UE, contra 48,1% que preferiam ficar, numa consulta com uma participação de 72,1%.

Porém, em Londres e também na Escócia, no País de Gales e na Irlanda do Norte, a maioria da população votou a favor de permanecer na União Europeia.

O resultado precipitou o anúncio de renúncia do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, e levou os líderes da União Europeia a pedir ao Reino Unido para iniciar o processo da retirada do bloco comunitário o mais rapidamente possível.

AS/lusa/efe