Topo

Oscar convida novos membros para ampliar diversidade

30/06/2016 07h59

Dos 683 convidados, 46% são mulheres e 41% não brancos, anuncia Academia de Hollywood. Mudanças, no entanto, ainda estão longe de alterar significativamente perfil de votantes das nomeações à premiação.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood convidou 683 novos membros numa tentativa de ampliar a diversidade da entidade, informou em comunicado nesta quarta-feira (29/06).

Dos novos membros, 46% são mulheres e 41% não brancos. Emma Watson, John Boyega, de Star Wars, e o rapper Ice Cube estão entre os que poderão votar para as nomeações das próximas edições do Oscar. Entre os convidados brasileiros, estão o diretor de fotografia Lula Carvalho e a roteirista Anna Muylaert, de Que horas ela volta?.

Os convidados representam 59 países e incluem diretores como o indiano-canadense Deepa Mehta e o iraniano Abbas Kiarostami.

Segundo Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia, os convites foram feitos a pessoas "que alcançaram um impacto duradouro sobre o público do cinema em todas partes". "Essa classe mantém nosso compromisso a longo prazo de acolher talentos extraordinários que trabalham hoje no cinema", afirmou.

Críticas

Em janeiro, a entidade anunciou uma série de mudanças para aumentar em 20% a diversidade de gênero e cor nas premiações do Oscar até 2020. A entidade também se comprometeu a excluir membros que não estejam atuando na indústria cinematográfica há mais de dez anos.

A Academia foi intensamente criticada e alvo de protestos depois de a edição do Oscar deste ano ter pelo segundo ano consecutivo apenas atores brancos nomeados às categorias principais.

Apesar do anúncio das mudanças, ainda há longo caminho para ampliar a diversidade entre os mais de 6 mil votantes da Academia de Hollywood, a maioria acima dos 60 anos. O número de mulheres vai passar de 25% para 27%, e de atores não brancos, de 8% para 11%.

KG/efe/dpa/afp