Reino Unido e França lembram 100 anos da Batalha do Somme

Em cerimônia, Hollande e família real britânica homenageiam vítimas da batalha. Primeiro dia da ofensiva contra tropas alemãs no norte da França durante a Primeira Guerra foi o mais mortal da história militar britânica.

O Reino Unido e França lembraram nesta sexta-feira (01/07) o centenário do início da Batalha do Somme, em que os dois países combateram as linhas de defesa alemãs em território francês. O combate é considerado um dos mais sangrentos da Primeira Guerra Mundial.

Em cerimônia realizada no memorial em Thiepval, o presidente francês, François Hollande recebeu a família real britânica, o primeiro-ministro David Cameron e o ex-presidente alemão Horst Köhler.

Pela manhã, os britânicos fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos cerca de 20 mil soldados do país que morreram apenas no primeiro dia da batalha - jornada mais sangrenta da história do Exército britânico.

Sons de disparos de canhões abriram a cerimônia ao meio-dia no memorial de Thiepval, construído no norte da França em 1932 pelo Reino Unido e dedicado aos mais de 73,3 mil soldados britânicos e sul-africanos desaparecidos na batalha. Aeronaves de França, Reino Unido e Alemanha usadas durante a guerra sobrevoaram o local.

"Quero lembrar que essa ideia europeia nos permitiu superar as divisões e rivalidades entre Estados e trouxe a paz nos últimos 70 anos", disse Hollande antes do início da cerimônia, realizada uma semana após o referendo que determinou a saída britânica da União Europeia.

O príncipe William participou na noite de quinta-feira da vigília em homenagem aos soldados mortos na batalha. "De muitas formas, esse foi o dia mais triste da nossa história como nação", destacou, ao lado de sua esposa Kate e do irmão, o príncipe Harry.

"Hoje à noite pensamos neles [soldados]. Reconhecemos os erros de governos europeus, inclusive o nosso, em prevenir a catástrofe da guerra", acrescentou William.

Mais de 1 milhão de pessoas morreram, ficaram feridas ou desapareceram durante a Batalha do Somme. A ofensiva de tropas britânicas e francesas contra o Exército alemão no norte da França, ao longo do rio que deu nome à batalha, teve início no dia 1º de julho de 1916 às 7h30.

A ofensiva visava aliviar a pressão das tropas que estavam sendo atacadas por alemães em Verdun. Em quase cinco meses de confrontos, houve pouco avanço das tropas e muitas mortes. A Batalha de Somme ficou conhecida com uma das mais inúteis da Primeira Guerra Mundial e simboliza os horrores da guerra de trincheiras.

CN/ap/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos