Morte de toureiro choca Espanha

  • Reuters

     Víctor Barrio levou uma chifrada no peito durante torneio em Teruel

    Víctor Barrio levou uma chifrada no peito durante torneio em Teruel

Primeiro a morrer em tourada na Espanha em três décadas, Víctor Barrio levou uma chifrada no peito durante torneio em Teruel, na província de Aragão. Momento do ataque foi televisionado.

A morte do toureiro profissional Víctor Barrio neste sábado (09/07), na província de Aragão, abalou a Espanha. O espanhol de 29 anos teve o pulmão perfurado por um touro durante um espetáculo na cidade de Teruel.

O torneio era transmitido ao vivo pela televisão. As imagens mostram o momento em que o animal derruba Barrio no chão e o chifra no peito. Ele chegou a ser levado com vida à enfermaria do local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu poucos minutos depois.

Segundo um boletim médico, a chifrada perfurou o pulmão direito e a aorta torácica, e ele teve uma parada cardíaca. O touro, chamado, Lorenzo pesa 529 quilos.

Foi a primeira vez em três décadas que um toureiro é morto em ação no país. A última vez havia sido em 1985, quando o toureiro José Cubero "El Yiyo" foi atingido pelo animal no coração em Madri.

A família real espanhola e o primeiro-ministro Mariano Rajoy enviaram mensagens de condolências à família de Barrio. O governo de Castilla e León lamentou a tragédia. Em nota, diz que Barrio "sempre esteve comprometido com a transmissão dos valores dessa arte [tourada], seus ensinamentos e sua terra", diz o comunicado.

Nascido em Sepúlveda, no centro do país, Barrio já comandou em 2012 uma tourada em Las Ventas, em Madri, a maior praça de touros da Espanha.

Atenção: imagens fortes

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos