PUBLICIDADE
Topo

Cemitério de navios naufragados é descoberto em arquipélago grego

Ministério da Cultura da Grécia/AFP
Imagem: Ministério da Cultura da Grécia/AFP

11/07/2016 19h18

Pesquisadores encontram 45 navios naufragados no sítio arqueológico subaquático de Fourni, no mar Egeu. Algumas embarcações são datadas do período romano

O Ministério da Cultura da Grécia anunciou nesta segunda-feira (11) a descoberta de 45 navios naufragados, alguns com milhares de anos, nas ilhas Fourni, no mar Egeu.

O sítio arqueológico subaquático do arquipélago de Fourni, com mil habitantes, é um dos mais ricos da região do Mediterrâneo.

Destroços, âncoras e centenas de objetos de cerâmica foram encontrados nos últimos dois anos. De acordo com o ministério, eles são uma prova de navegação e comércio para além do arquipélago, mostrando que o local era um entreposto comercial marítimo.

O Ministério da Cultura da Grécia divulgou fotos de mergulhadores investigando destroços de embarcações oriundas de períodos que variam da antiguidade até o século 19. Entre os destroços mais interessantes descobertos neste ano, estão três relativos ao período arcaico, das culturas helenística e romana, e um quarto do terceiro para o quarto século oriundo de colônias romanas no norte da África  - Ministério da Cultura da Grécia/AFP - Ministério da Cultura da Grécia/AFP
Imagem: Ministério da Cultura da Grécia/AFP

Alguns dos navios afundaram durante o período arcaico (800-480 a.C.). Das 23 embarcações localizadas neste ano, uma é da era romana. O navio tinha partido do Mar Negro com ânforas (vasos antigos de origem grega).

Outras descobertas no arquipélago de Fourni ainda são possíveis. O trabalho de exploração arqueológica subaquática conseguiu cobrir apenas 15% da costa e deve prosseguir até 2018.