Griezmann é eleito melhor jogador da Euro 2016

Com seis gols e duas assistências, atacante francês é primeiro craque a receber distinção sem ter sido campeão. "Ele foi uma ameaça em todos os jogos em que participou", diz diretor da Uefa.

O atacante francês Antoine Griezmann foi eleito nesta segunda-feira (11/07) o melhor jogador da Eurocopa, anunciou a Uefa.

Artilheiro do torneio com seis gols e vice-campeão com a derrota para Portugal por 1 a 0 no Stade de France neste domingo, Griezmann, de 25 anos, tornou-se o primeiro craque a receber a premiação sem ter sido campeão.

Embora não tenha conseguido levar os bleus à glória contra Portugal na final, Griezmann teve grande participação na fase eliminatória, afirmou a Uefa.

O jogador também é o primeiro a marcar mais de cinco gols em uma edição da Euro desde 1984, quando o atacante Michel Platini fez nove gols para a França, que venceu aquela edição do torneio.

Além de duas assistências, o craque do Atlético de Madri marcou os dois gols que garantiram a vitória francesa na semifinal da Euro contra a Alemanha, por 2 a 0. Griezmann também marcou um dos gols contra a Albânia (2 a 0). No jogo contra a Irlanda (2 a 1), o atacante fez, num intervalo de quatro minutos, os dois gols que garantiram o lugar da França nas quartas de final.

"Antoine Griezmann foi uma ameaça em todos os jogos em que participou. Trabalhou muito para a equipe e possui técnica, visão e qualidade de finalização. Os observadores técnicos foram unânimes de que se tratou do jogador excepcional do torneio", disse o director técnico da Uefa, Ioan Lupescu.

Quatro jogadores portugueses e três alemães foram nomeados para a equipe do torneio, eleita pela Uefa:

Goleiro: Rui Patricio (Portugal)

Zagueiros: Joshua Kimmich (Alemanha), Jerome Boateng (Alemanha), Pepe (Portugal), Raphael Guerreiro (Portugal)

Meio-campistas: Toni Kroos (Alemanha), Joe Allen (País de Gales); Antoine Griezmann (França), Aaron Ramsey (País de Gales), Dmitri Payet (França)

Atacante: Cristiano Ronaldo (Portugal)

KG/efe/rtr/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos