Multidão recepciona campeões europeus em Lisboa

Após o inédito título da Eurocopa, jogadores são escoltados por caças e recebidos pelo presidente de Portugal. Cada membro da delegação receberá comenda da Ordem do Mérito.

Milhares de portugueses recepcionaram no aeroporto de Lisboa, nesta segunda-feira (11/07), a delegação da seleção de Portugal após a inédita conquista da Eurocopa.

Com um gol do atacante Éder, na segunda etapa da prorrogação, a Seleção das Quinas derrotou a anfitriã França, neste domingo, e conquistou seu primeiro título no futebol mundial.

Os jogadores retornaram a Portugal no Eusébio, a aeronave que leva o nome da maior lenda do futebol português. O meia João Moutinho postou em sua conta no Instagram imagens de caças da Força Aérea portuguesa escoltando os jogadores.

Já Cristiano Ronaldo publicou imagens do elenco com a inédita taça de campeão europeu. Após o pouso, caminhões dispararam água nas cores verde e vermelho sobre o avião.

O plantel seguiu viagem num ônibus aberto até uma recepção no Palácio de Belém, o assento do presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa. O presidente havia anunciado no domingo que iria condecorar os participantes da conquista portuguesa com o grau de comendador da Ordem do Mérito - condecoração nunca dada a uma equipe esportiva.

A cerimônia de condecoração, no entanto, não foi realizada nesta segunda-feira e deverá ocorrer em alguns dias, segundo a agência de notícias Lusa.

Segundo a imprensa portuguesa, o presidente Rebelo de Sousa pondera ir até o Santuário de Fátima para agradecer pelo título da Seleção das Quinas, apelidada por ele de "Nação valente".

Em seguida, a delegação da seleção de Portugal prosseguiu com o desfile pelas ruas de Lisboa, onde milhares de torcedores saudaram os campeões europeus. Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma e, claro, Éder foram os nomes mais aclamados.

"Esta é a vossa vitória, é a vitória dos portugueses, de Portugal. É o orgulho de ser pátria e nação. Viva os heróis de Portugal, muito obrigado ao povo português", afirmou Fernando Santos, em discurso num palco montado numa alameda repleta de milhares de pessoas.

Cristiano Ronaldo também distribuiu agradecimentos. "Esta vitória, esta Eurocopa é de todos, os que estão em Portugal, os emigrantes, os jogadores, o treinador, a equipe técnica, entramos na história de Portugal, vocês merecem, muito obrigado a todos", sublinhou o capitão português, terminando o pequeno discurso com seu habitual grito de guerra.

Após os discursos, a emoção tomou conta de todos os portugueses, que, juntos, cantaram o hino nacional de Portugal, sendo que o atacante Nani assumiu o microfone, fazendo saltar os milhares de torcedores presentes. Por fim, jogadores tiraram uma selfie com a multidão.

PV/lusa/afp/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos