Baviera confirma autenticidade de vídeo de autor de atentado

Secretaria do Interior do estado alemão afirma que jovem que aparece em imagens divulgadas pelo "Estado Islâmico" com uma faca na mão e fazendo ameaças em pachto é agressor de Würzburg.

A milícia terrorista "Estado Islâmico" (EI) divulgou nesta terça-feira (19/07) um vídeo que mostra o autor do atentado num trem regional em Würzburg, no sul da Alemanha, na noite anterior. A Secretaria do Interior da Baviera confirmou a autenticidade das imagens.

"O homem no vídeo é o agressor de Würzburg", disse um porta-voz do secretário do Interior do estado, Joachim Herrmann, à agência de notícias DPA.

No vídeo, um homem jovem, identificado como Muhammad Riyad e com uma faca na mão, afirma em pachto ser um soldado do "Estado Islâmico" e que iniciou uma operação santa na Alemanha.

Um refugiado afegão de 17 anos executou o ataque, no qual cinco pessoas ficaram feridas, sendo que quatro tiveram ferimentos graves. O "Estado Islâmico" havia reivindicado o atentado, afirmando que o agressor era um de seus "guerreiros".

Segundo a Secretaria do Interior da Baviera, a identidade do jovem que aparece no vídeo foi confirmada em parte com base em relatos de testemunhas, que confirmaram que as imagens foram gravadas em Würzburg.

AS/dpa/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos