Topo

Partido Democrata confirma candidatura de Hillary Clinton

26/07/2016 20h48

Ex-secretária de Estado entra para a história como a primeira mulher a concorrer à presidência dos EUA por um dos dois grandes partidos do país. "Este momento é para todas as garotas que sonham alto", comemora Hillary.

A ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton foi oficialmente nomeada candidata do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos na noite desta terça-feira (26/07), durante a convenção nacional da legenda que ocorre na Filadélfia.

Com a nomeação formal, Hillary torna-se a primeira mulher a concorrer à Casa Branca por um dos dois grandes partidos americanos. "Esse momento é para todas as garotas que sonham alto. Nós fizemos história", disse a democrata no Twitter logo após o anúncio de sua candidatura.

Nesta terça-feira, Hillary ultrapassou os 2.383 votos de delegados - de um total de 4.763 - que precisava para oficializar a indicação.

O principal rival da ex-primeira dama na disputa, o senador Bernie Sanders, facilitou a vitória ao ceder todos os delegados que o apoiavam e pedir uma votação unânime em favor de Hillary.

"Eu proponho que Hillary Clinton seja escolhida candidata do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos", declarou Sanders, ao falar por seu estado, Vermont.

A atitude do senador refletiu a postura adotada por Hillary há oito anos, quando anunciou, na mesma convenção, seu apoio ao então rival à candidatura democrata e atual presidente, Barack Obama.

Primeiro debate presidencial

Hillary disputará a eleição presidencial de novembro com Donald Trump, confirmado na convenção do Partido Republicano em Cleveland na semana passada.

Nova York, local de residência de ambos, foi a cidade escolhida para a realização do primeiro debate entre os dois candidatos, segundo informou a comissão de debates presidenciais.

Os dois se enfrentarão no dia 26 de setembro na Universidade de Hofstra, em Long Island. Devem ocorrer pelo menos outros dois debates: na Universidade de Washington, em Saint Louis, em 9 de outubro, e na Universidade de Nevada, em Las Vegas, em 19 de outubro.

Por sua vez, os candidatos à vice-presidência ficarão frente a frente na Universidade de Longwood, na Virgínia, no dia 4 de outubro.

EK/afp/ap/efe/ots