Halterofilistas russos são banidos dos Jogos do Rio

Federação internacional bane todos os oito atletas da Rússia por causa de escândalos de doping. Com isso, 117 atletas da planejada delegação de 387 foram excluídos da Rio 2016.

A Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) baniu todos os atletas russos de halterofilismo dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. O órgão comunicou, nesta sexta-feira (29/07), que nenhum dos oito atletas russos - três mulheres e cinco homens - receberão permissão para competir no Brasil.

Dois dos atletas já estavam barrados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que impediu todos os atletas russos flagrados em exames antidoping de competir no Rio de Janeiro. Outros quatro foram mencionados no chamado relatório McLaren, no qual especialistas liderados pelo jurista canadense Richard McLaren afirmaram que houve um esquema sistemático de doping comandado pelo governo da Rússia.

"A integridade do levantamento de peso foi danificada diversas vezes e em vários níveis pelos russos. Por essa razão, pronunciamos uma sanção adequada para proteger o prestígio do esporte", disse a IWF, em comunicado.

Segundo a IWF, os russos ultrapassaram todos os limites envolvendo o doping no esporte. "Aparentemente todos os halterofilistas russos competiram dopados nos Jogos de Londres", disse o presidente da Federação Alemã de Levantamento de Peso (Bvdg), Christian Baumgartner, que participou da reunião que determinou a decisão da exclusão russa.

Depois do banimento do atletismo russo, o COI liberou a Rússia de competir nos Jogos, afirmando que as federações internacionais de cada modalidade devem decidir se vão permitir a participação de atletas russos. A maioria das federações deu luz verde, mas ainda há decisões em aberto, como, por exemplo, na ginástica e no boxe.

Com isso, 117 atletas (incluindo 67 somente do atletismo) da planejada delegação de 387 esportistas russos foram banidos dos Jogos Olímpicos de 2016.

PV/sid/dpa/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos