Alemanha recebeu mais de 40 mil menores refugiados em 2015

Número é o maior registrado pelo Departamento Federal de Estatísticas alemão desde início da série histórica, em 1995. Apenas 53% das crianças e adolescentes, desacompanhados, entraram com pedido de asilo.

O Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou nesta terça-feira (02/08) que 42.300 menores desacompanhados chegaram à Alemanha como refugiados em 2015. O número é o maior registrado pelo órgão desde que iniciou a série histórica, em 1995.

A quantidade de menores que ingressou no país no ano passado foi 263% maior que em 2014, o que equivale a 370 mil refugiados. De acordo com o Destatis, 91% das crianças e adolescentes desacompanhados são do sexo masculino. Apenas 3.600 eram meninas.

Apenas 53% do total entraram com pedido de asilo. O motivo seriam gargalos enfrentados pelas autoridades alemãs.

A Associação Federal para Refugiados Menores Desacompanhados (BumF) afirma, no entanto, que o número de menores refugiados que ingressaram no país deve ser menor, já que muitos são registrados múltiplas vezes. O BumF também ressalta que o número de registros tem caído desde novembro.

Dos 14.429 menores que pediram asilo na Alemanha no ano passado, 71,3% têm entre 16 e 17 anos, enquanto 28,7% têm menos do que 16 anos. Boa parte deles sofre de estresse pós-traumático.

Segundo dados do governo federal, em 2015, 5.835 refugiados menores de idade desapareceram na Alemanha, a maioria do Afeganistão, Síria, Eritreia, Marrocos e Argélia.

No final de março, vários deputados alemães assinaram um documento salientando que refugiados menores de idade desaparecidos seriam potenciais alvos de gangue paneuropeias, sendo abusados sexualmente e forçados à escravidão e ao tráfico de drogas.

KG/afp/dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos