As maiores ameaças ao mundo animal

O Futurando foi da África até o Caribe Colombiano para investigar que riscos correm as mais diferentes espécies. O programa foi dedicado à discussão de conflitos entre animais e humanos.

Esta edição especial do Futurando foi preparada para você conhecer um pouco mais do mundo selvagem que existe ao redor do globo. A nossa equipe gravou no museu de história natural Alexander König, em Bonn, na Alemanha. A nossa equipe cruzou o Globo para mostrar:

A maioria das espécies de lêmures da África, por exemplo, correm risco de desaparecer por causa do rápido desmatamento do país. O Centro Alemão de Primatas levou uma equipe até a floresta de Kirindy, em Madagascar, para pesquisar a situação desses bichos.

Os abutres, animais místicos do continente africano, também estão morrendo vítimas de caçadores. A quantidade de aves diminuiu 80% nos últimos 30 anos.

Os caçadares ainda matam as zebras de grevy. O Futurando acompanhou uma expedição nas montanhas de Nairóbi com o objetivo de contar quantas ainda restam. A ajuda da tecnologia foi fundamental para a realização do trabalho.

Outro dilema, seja na selva, ou à beira mar, é a convivência em harmonia entre homem e natureza. Pescadores e turistas podem se entender? No Caribe, medidas de proteção estão sendo implementadas para um não prejudicar o outro. Peixes e corais estão ficando cada vez mais raros por conta dessa "queda de braço".

Na Colômbia, o problema é parecido. Quem é prioridade? Humanos ou animais? No país, o parque nacional Los Colorados é refúgio de espécies ameaçadas de extinção. Mas a área da reserva está cada vez mais habitada por pessoas. É o que você confere neste Futurando imperdível!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura aos domingos às 6h30, com reprise às segundas-feiras e às sextas-feiras; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 15h30, pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos