Obama diz que Trump não está capacitado para assumir Casa Branca

Em resposta aos comentários do candidato republicano sobre os pais muçulmanos de um soldado morto no Iraque, presidente americano critica líderes do partido que ainda mantêm apoio a Trump.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira (02/08) que o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, "continua provando" que "não está capacitado" para o cargo.

A declaração vem depois de Trump fazer comentários sobre os pais muçulmanos de um soldado americano morto no Iraque em 2004, que discursaram na convenção do Partido Democrata, na semana passada.

Obama questionou o apoio dos líderes republicanos ao magnata, já que alguns consideraram muitos de seus comentários como "inaceitáveis".

"Se rejeitam repetidamente o que ele [Trump] diz, por que ainda o apoiam?", questionou Obama, em referência aos líderes republicanos no Congresso, Paul Ryan e Mitch McConnell. "É preciso chegar a um ponto em que digam chega", afirmou o presidente durante uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, na Casa Branca.

Khizr e Ghazala Khan, muçulmanos de origem paquistanesa, criticaram as propostas contra imigrantes e muçulmanos de Trump durante a convenção democrata, que oficializou a nomeação de Hillary Clinton como candidata do partido à Casa Branca.

Em entrevista à emissora ABC, o candidato republicano insinuou que o discurso de Khan foi escrito pelo pessoal de campanha de Hillary e que a mulher dele não foi autorizada a falar por causa da religião.

Khan afirmou que Trump nunca precisou fazer um sacrifício, como perder um filho na guerra. Em resposta, o magnata disse que trabalhou "muito duro" e criou "milhares de empregos" nos EUA.

Trump recebeu críticas de grande parte da cúpula do Partido Republicano e de famílias de militares. Na segunda-feira, em discurso em Atlanta, Obama afirmou que as famílias dos soldados mortos em conflitos "representam o melhor" dos EUA, referindo-se às críticas de Trump à família Khan.

KG/efe/dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos