A primeira refugiada rainha do vinho na Alemanha

Rainha Ninorta 1ª toma posse como soberana da região vinícola de Olewig, na cidade de Trier. Em 2012, ela fugiu com a irmã da guerra civil na Síria. Hoje fala alemão com fluência e retormou os estudos de Direito.

Pela primeira vez, uma refugiada será coroada rainha do vinho de uma região da Alemanha. A cerimônia de troca do cetro e coroa da região produtora de Olewig ocorrerá na noite desta quarta-feira (03/08) em Trier.

A escolhida, Ninorta Bahno, de 26 anos, é uma cristã que há três anos e meio chegou a Trier e, desde então, aprendeu a falar fluentemente alemão. No início de junho, a associação de vinicultores de Olewig anunciou que ela seria a sua próxima rainha do vinho.

A jovem soberana disse que aceitar o cargo, que tem como principal função promover o vinho da região, é uma forma de agradecer pela acolhida que teve na Alemanha. Ela contou que, há quatro anos, quando ainda estudava Direito na Síria, jamais poderia imaginar que um dia viria a ser rainha do vinho na Alemanha.

"Eu queria ser juíza", explicou. Mas a guerra civil tornou a vida cada vez mais perigosa na cidade de Qamishli, perto da fronteira com a Turquia. Assim, Ninorta e sua irmã Fadia, que tem hoje 29 anos, abandonaram a terra natal em 2012.

Na Alemanha, Ninorta retomou os estudos de Direito, mas teve de começar do início, pois as legislações são muitos diferentes das da Síria. Como ela e a irmã aprenderam rapidamente o alemão, começaram a trabalhar como tradutoras para grupos de refugiados. Foi assim que, em 2015, Ninorta chamou a atenção dos organizadores da Festa do Vinho de Olewig, quando ciceroneava um grupo de árabes.

Além de estudar, Ninorta também dá aulas de aramaico (a língua falada por Jesus Cristo) e começará em setembro um estágio na Agência Federal do Trabalho.

A rainha Ninorta 1ª de Olewig não poderá, porém, participar do concurso nacional, que elege a rainha do vinho da Alemanha, em setembro. Para isso, ela terá antes que ser eleita a soberana da região do Mosela, no próximo ano, para só então poder participar da edição nacional.

A Festa do Vinho de Olewig, um distrito da cidade de Trier, começa nesta sexta-feira e prossegue até a segunda-feira da próxima semana.

AS/afp/kna

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos