COI aprova cinco novos esportes olímpicos para Tóquio 2020

Inclusão trará 474 atletas e 18 disputas por medalhas adicionais aos Jogos Olímpicos da capital japonesa. Além do retorno de beisebol e softbol, a decisão determina a estreia de quatro modalidades no programa olímpico.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta quarta-feira (03/08) a inclusão de cinco esportes no programa dos Jogos de Tóquio, em 2020. São eles: beisebol/softbol, surfe, escalada esportiva, caratê e skate.

Embora o beisebol (entre 1992 e 2008) e o softbol (entre 1996 e 2008) já tenham sido esportes olímpicos, os demais são completamente novos no megaevento esportivo mundial. A mudança transformará Tóquio 2020 nos Jogos "mais inovadores da história", disse o presidente do Comitê Organizador da próxima edição, Yoshiro Mori.

Este é realmente um marco na inovação do programa olímpico, qual poderemos vivenciar em quatro anos, em Tóquio 2020", disse o presidente do COI, Thomas Bach, no Rio de Janeiro. Membros do COI votaram por unanimidade (85 votos a favor e nenhum contra), mas não deixaram de demonstrar preocupações com o beisebol, cuja participação das estrelas da Major League Baseball (MLB) não estão confirmadas para os Jogos de Tóquio.

A admissão do novo bloco de esportes representará a incorporação de 18 provas de medalha e de mais 474 competidores. Mas a mudança, no entanto, tem um alcance limitado: ainda não está garantido que estes cinco esportes entrarão no programa dos Jogos de 2024, cuja sede ainda não foi definida.

No surfe, participarão 20 homens e 20 mulheres. As disputas serão realizadas no mar, ao invés de ondas artificiais, provavelmente na província de Chiba, no noroeste do Japão. As competições de skate também envolverão 40 esportistas - 20 de cada sexo - e serão em Tóquio.

Já o caratê poderá usar o Budokan Nippon - casa das artes marciais japonesas - e terá dois eventos (um masculino e outro feminino) para kata (sequência de movimentos com técnicas de ataque e defesa) e três classes de peso para o kumite (combate).

Por fim, a escalada esportiva, que também será realizada na capital japonesa, contará com competições masculinas e femininas para bouldering (escalada sem uso de equipamentos de segurança convencionais), lead (dificuldade) e speed (velocidade).

PV/efe/sid

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos