Grécia cobra "plano B" para acordo sobre refugiados com a Turquia

Diante das ameaças feitas pelas governo turco, ministro grego do Exterior afirma que UE necessita pensar logo numa alternativa. Turquia ameaçou europeus com rompimento de acordo sobre refugiados.

O governo da Grécia defendeu nesta quarta-feira (03/08) que a União Europeia (UE) tenha um plano alternativo para o caso de fracasso do acordo sobre refugiados com a Turquia. O ministro da Migração, Yiannis Mouzalas, afirmou ao jornal alemão Bild que o seu governo está "muito preocupado" com a possibilidade de fracasso do acerto entre Bruxelas e Ancara. "Precisamos sem falta de um plano B."

Ele argumentou que a UE precisa pensar em alternativas caso a Turquia resolva voltar a abrir suas fronteiras para os refugiados. A Grécia é o principal ponto de entrada na Europa dos refugiados que passam pela Turquia. O fluxo foi praticamente interrompido depois do acordo de 18 de março, que prevê a devolução, para a Turquia, dos refugiados que chegarem às ilhas gregas.

Mouzalas também cobrou, dos demais países-membros, mais empenho no acolhimento de refugiados. "Os refugiados devem ser divididos de forma equânime entre todos os países da UE - e não apenas entre alguns." Principalmente países do Leste Europeu, como a República Tcheca, a Eslováquia, a Hungria e a Polônia, recusam-se a receber refugiados.

Neste domingo, a Turquia ameaçou a União Europeia (UE) com o rompimento do acordo sobre refugiados se até outubro não for eliminada a exigência de visto para cidadãos turcos que desejarem viajar para países do bloco.

O ministro turco do Exterior, Mevlüt Cavusoglu, disse ao diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung que, se não houver a liberação da exigência de visto, a Turquia se verá obrigada a "se afastar" do acordo acertado em 18 de março.

AS/afp/dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos