Homem ataca duas policiais belgas com facão

Em Charleroi, a poucos quilômetros de Bruxelas, agressor grita palavras em árabe antes de avançar contra agentes perto de delegacia. Ministro do Interior afirma que alerta terrorista será revisto.

Duas policiais foram feridas neste sábado (06/08) em Charleroi, na Bélgica, por um homem que as atacou com um facão, gritando as palavras "Allahu Akbar" (Deus é grande, em árabe). O agressor foi gravemente ferido a tiro pela polícia e morreu no hospital.

Uma das agentes sofreu ferimentos profundos no rosto, e a outra, apenas ferimentos ligeiros. Nenhuma das duas corre risco de morte, segundo a polícia.

O ataque ocorreu perto da delegacia central de Charleroi, no centro da cidade, a cerca de 60 quilômetros de Bruxelas. O homem aproximou-se do edifício e tirou a faca da mochila, atacando as agentes.

Alerta terrorista

A Bélgica está em alerta desde que homens-bomba atacaram o aeroporto internacional de Bruxelas e uma estação de metrô próxima aos prédios da União Europeia na capital, em 22 de março deste ano. Os atentados, que deixaram 32 mortos, foram reivindicados pelo "Estado Islâmico" (EI). O grupo assumiu a autoria de uma série de ataques na Europa nos últimos meses - na Bélgica, na França e na Alemanha.

O ministro do Interior belga, Jean Jambon, condenou por meio de sua conta no Twitter o "ato repugnante em Charleroi". Ele afirmou que o nível de alerta terrorista no país - atualmente no grau três numa escala de quatro - será revisto.

Proporcionalmente à população, a Bélgica é o país europeu de onde mais partem jihadistas que se juntam ao EI na Síria, fazendo com que as autoridades temam um retorno de extremistas ainda mais radicalizados.

A Bélgica lançou seu primeiro ataque contra o "Estado Islâmico" no Iraque no fim de 2014, como parte dos esforços da coalizão internacional liderada pelos EUA. Neste ano, o país europeu se juntou a uma operação semelhante contra o grupo na Síria.

LPF/lusa/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos