Rio 2016 se desculpa por errar bandeira da China

Imprensa do país diz que quatro estrelas menores nas bandeiras levantadas em premiações estavam paralelas entre si, mas que deveriam estar em semicírculo. Comitê se desculpa e encomenda novas.

Os organizadores dos Jogos Olímpicos disseram nesta segunda-feira (08/08) que novas bandeiras chinesas estão sendo produzidas para a Rio 2016, após autoridades do país asiático reclamarem que as usadas nas cerimônias de premiação continham falhas.

O consulado-geral da China no Rio informou nas redes sociais que apresentou uma queixa oficial ao comitê organizador. Os organizadores pediram desculpas, acrescentou a legação diplomática, e entraram em contato com a fabricante para corrigir o erro.

A queixa é de que as quatro estrelas menores nas bandeiras chinesas levantadas durante as premiações das provas de tiro e natação estavam paralelas entre si, quando a bandeira correta do país mostra uma grande estrela, com quatro estrelas menores em semicírculo ao redor da maior.

"Enviamos as bandeiras às representações diplomáticas, mas não sei exatamente quem aprovou. Não é uma questão de apontar culpados, mas sim corrigir os erros para que os chineses possam ver sua bandeira sendo corretamente içada", disse Mário Andrada, diretor de comunicação da Rio 2016.

Ele afirmou, ainda, que as primeiras bandeiras deverão ser entregues em breve, e o comitê organizador vai agir o mais rapidamente para substituí-las. Andrada frisou que o primeiro design da bandeira, que também foi usado nas cerimônias de entrega de medalhas, foi de fato aprovado pelos chineses.

O país conquistou, até agora, oito medalhas. Zhang Mengxue ganhou o primeiro ouro do país na prova de pistola de ar de 10 metros, e na cerimônia de entrega a bandeira errada foi erguida, segundo os chineses.

Existem 306 cerimônias de entrega de medalhas, e o porta-voz do comitê organizador garantiu que os eventos que têm competidores chineses terão uma bandeira correta à disposição. O país levou ao Rio de Janeiro 416 atletas, que competem em 26 modalidades.

FC/rtr/afp/dpa/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos