A energia do futuro

Empresa alemã desenvolveu uma célula solar orgânica que pode ser aplicada em casas, carros e até roupas. Uma técnica que pode revolucionar a energia no futuro.

Nesta semana você vai ver no Futurando como uma célula solar orgânica, da espessura de uma folha, pode revolucionar o setor energético. Essas células são mais leves do que as placas fotovoltaicas e podem ser aplicadas em diversas superfícies de um edifício e até em carros e roupas.

No programa você vê também como um engenheiro revolucionou o desenvolvimento escolar numa aldeia do Mali. Ele montou um pequeno parque solar, permitindo assim que as crianças ficassem mais tempo na escola.

Você já ouviu falar em edifícios passivos? Nesta edição do Futurando você fica sabendo como técnicas simples podem ajudar a economizar até 80% de energia numa casa.

Educação

No programa vamos mostrar como robôs podem ajudar na educação de crianças. O humanóide NAO já está se saindo muito bem em testes e parece cativar os alunos. No entanto, os cientistas ainda precisam programar o pequeno robô para reconhecer a empatia.

E você vê ainda uma pesquisa sobre o comportamento de crianças em diversas culturas. A psicóloga Heidi Keller estudou cerca de 250 famílias de diferentes regiões do mundo, religiões e status social. Ela já descobriu informações importantes sobre o desenvolvimento das crianças.

Não perca o Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura aos domingos às 6h30, com reprise às segundas-feiras e às sextas-feiras; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40.

O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos