Pitadas: Flammkuchen, a pizza da Alsácia

Luisa Frey

Especialidade da região no leste da França, muito popular na vizinha Alemanha, tem massa bem mais fina que a da prima italiana. Cobertura clássica consiste em crème fraîche, bacon e cebola. Aprenda a receita.

No norte da Alsácia, a Flammkuchen, em alemão - ou flammekueche, no dialeto local, e tarte flambeé, em francês -, é tão apreciada quanto a pizza no sul da Itália. A massa é crocante e fininha, bem mais que a da prima italiana e assada em forno a lenha - como diz o próprio nome: Flamm significa chama, e Kuchen, bolo.

A cobertura mais tradicional da iguaria alsaciana, que também é extremamente popular no oeste da vizinha Alemanha, consiste em crème fraîche misturado a fromage blanc ou quark (queijo fresco semelhante à coalhada seca), cebola e bacon: uma simples e deliciosa combinação. Aqui na Alemanha já comi variações como crème fraîche, salmão e alho-poró ou parmesão, tomate e rúcula, à la italiana.

Como a massa é fininha, se for o prato principal, nada de dividir uma Flammkuchen. Ela pode ser retangular ou redonda e é tradicionalmente servida sobre a tábua de madeira em que é assada.

Uma das versões para o surgimento da "pizza alsaciana" é a de que servia aos camponeses da Alsácia como um teste antes de assar pão no forno a lenha. Se a Flammkuchen ficasse pronta em cerca de dois minutos, era porque a temperatura estava ideal para o pão.

Daí começou-se a colocar uma cobertura sobre a massa. E assim nascia uma especialidade regional. Inicialmente ela era uma comida feita apenas em casa, e somente em meados do século 20, a Flammkuchen começou a ser comercializada, ganhando popularidade em restaurantes nos anos 1960.

Na Alsácia, a especialidade é tradicionalmente acompanhada de vinho branco, sendo o meu favorito da região o Gewürztraminer. De cor amarelo-dourado, o vinho é famoso por seu aroma frutado e com toques de especiarias, como canela e gengibre.

Na capital alsaciana, Estrasburgo, uma experiência autêntica é apreciar a Flammkuchen com um vinho regional num típico restaurante enxaimel no bairro Petite France. No oeste da Alemanha, a "pizza da Alsácia" figura no cardápio de muitos restaurantes e em barraquinhas de festas de rua.

Segue a receita da Flammkuchen alsaciana original*:

Ingredientes (para 1 Flammkuchen, servir uma por pessoa):

Massa:

300 g de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de azeite

1 pitada de sal

Cobertura:

2 cebolas pequenas

120 g de bacon

70 g de crème fraîche (pode ser substituído por sour cream)

70 g de fromage blanc, quark ou coalhada seca

1 gema

Sal e pimenta-do-reino

Noz-moscada

Modo de preparo:

Misturar farinha com o azeite e o sal. Acrescentar 5 colheres de sopa de água e trabalhar a massa com as mãos. Caso necessário, acrescentar mais um pouco de água, até que a massa fique homogênea e elástica. Preaquecer o forno a 250°C, ligado em cima e embaixo.

Cortar a cebola em fatias finas e o bacon, em pequenos cubos. Misturar o crème fraîche (ou sour cream) com o fromage blanc, a gema, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada.

Abrir a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada. Colocá-la sobre papel-manteiga numa fôrma. Passar a mistura de crème fraîche sobre a massa e distribuir a cebola e o bacon por cima. Assar a Flammkuchen por cerca de 10 minutos, até ficar dourada.

*Receita traduzida e adaptada do livro Französisch kochen mit Aurélie: Meine Lieblingsrezepte, de Aurélie Bastian

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos