Polícia realiza batidas na cena islamista alemã

Operações ocorrem em Düsseldorf, Dortmund e Duisburg e têm como alvo três pregadores islâmicos, que são acusados de recrutar jovens para a luta armada na Síria e no Iraque.

Por determinação da Procuradoria-Geral, a polícia do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália realizou batidas na manhã desta quarta-feira (10/08), tendo como alvo suspeitos da cena islamista. Não há informação sobre detenções.

Segundo o jornal Westdeutsche Allgemeine Zeitung, mais de 150 agentes participaram da operação, realizada em edifícios e veículos de cidades como Duisburg, Dortmund e Düsseldorf. A polícia buscou materiais que comprovem atividades ligadas à cena islamista.

Segundo a Procuradoria-Geral, a operação teve como alvo três pregadores islamistas suspeitos de recrutar homens jovens para a luta armada na Síria e no Iraque, em apoio a um grupo terrorista. Um dos suspeitos é acusado de dar apoio financeiro e logístico ao grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI).

Uma das batidas, em Duisburg, teve como alvo um homem que opera uma sala de oração que teria sido frequentada pelos dois supostos autores de um atentado a bomba num templo sikh na cidade de Essen, em abril deste ano. Ao lado de sua agência de viagens, o pregador suspeito ensina árabe e realiza leituras do Alcorão.

A polícia do estado vizinho da Baixa Saxônia também participou de uma operação na cidade de Hildesheim, considerada um centro da cena salafista radical.

Nesta terça-feira, um sírio de 24 anos foi preso na cidade de Mutterstadt, no estado da Renânia-Palatinado, por suspeita de planejar um ataque terrorista na Alemanha. Segundo a Secretária do Interior da Renânia do Norte-Palatinado, o jovem, um requerente de refúgio, não é um alto membro do "Estado Islâmico", ao contrário do que foi inicialmente noticiado.

LPF/dpa/rtr/afp/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos