Mayra Aguiar conquista bronze e repete Londres

Judoca gaúcha supera derrota na semifinal, domina adversária cubana na disputa pelo bronze e ganha sua segunda medalha olímpica. É a terceira do Brasil nos Jogos do Rio.

A judoca gaúcha Mayra Aguiar conquistou nesta quinta-feira (11/08) a medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 78kg) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Esta é a segunda medalha olímpica da judoca, repetindo o resultado conquistado em Londres, em 2012.

Na disputa pelo bronze, a gaúcha de 25 anos derrotou por um yuko a cubana Yalennis Castillo, medalha de prata em Pequim 2008. As duas atletas se enfrentaram em sete oportunidades, todas vencidas pela brasileira.

Com o bronze de Mayra, o Brasil soma agora três medalhas nos Jogos de 2016. As outras duas foram conquistadas pela também judoca Rafaela Silva, campeã olímpica na categoria até 57kg, e por Felipe Wu, prata na prova de pistola de ar 10 metros.

O caminho para o bronze

Na estreia, Mayra passou fácil pela australiana Miranda Giambelli. A brasileira conseguiu um wazari com pouco menos de 30 segundos de luta, já caindo por cima da adversária para imobilizá-la e vencer o duelo por ippon na sequência.

Nas quartas de final, a judoca gaúcha derrotou a alemã Luise Malzahn por vantagem de um shido (punição) recebido pela adversária numa luta na qual Mayra teve mais iniciativa na busca por golpes, mas sem obter sucesso. Na semifinal, acabou derrotada pela francesa Audrey Tcheuméo, também bronze em Londres (judô entrega duas medalhas de bronze).

Na disputa pelo bronze, aproveitando o cansaço da adversária, que tinha passado por uma longa luta na repescagem, Mayra foi para cima de Castillo e conseguiu um yuko com apenas 30 segundos. Na sequência, chegou a imobilizar a cubana, mas a rival conseguiu escapar após cinco segundos. Com a vantagem, Mayra soube administrar a luta para conquistar sua segunda medalha olímpica.

PV/efe/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos