Angola segue em fases classificatória e quartas de final no Rio 2016

Thiago Melo

Dentre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que participam da Olimpíada no Rio de Janeiro, Angola é o que se mantém com mais chances em algumas modalidades.

Angola segue na competição de vela, na categoria regata 470, com os atletas Matias Montinho e Paixao Afonso. Eles competiram este domingo (14.08) e ainda estão na fase classificatória para a final. Os velejadores competem ainda na noite desta segunda-feira (15.08).

No handebol, as angolanas perderam o jogo este domingo contra a Espanha com um placar de 26 a 22. Esta foi a terceira derrota da seleção feminina, que ganhou outras duas das cinco partidas disputadas nesta primeira fase. Agora as atletas seguem para as quartas de final e competirão com a Rússia esta terça-feira (16.08).

Cabo Verde

O boxeador Davilson dos Santos Morais enfrentou o campeão britânico Joe Joyce no último sábado, mas não venceu luta.

O velocista Jordin Andrade competiu esta segunda-feira na prova da primeira fase dos 400m com barreiras. Andrade alcançou um tempo (49,35s) próximo daquele que tinha alcançado a qualificação olímpica (49,24s) e tinha chances de se classificar para a próxima etapa da modalidade. Porém, ao derrubar uma das últimas barreiras, acabou por ser desqualificado.

O moçambicano Kurt Couto também competiu nos 400m com barreira e não se classificou.

A próxima participação de Cabo Verde na Olimpíada será esta quarta-feira (17.08), quando Maria de Andrade, no Taekwondo, enfretará a tailandesa Panipak Wongpattanakit. No dia 19, o país será representado pela atleta Elyane Boal, na ginástica rítmica.

Guiné-Bissau

O velocista Holder da Silva, da Guiné-Bissau competiu na fase preliminar dos 100m masculino no atletismo, mas, mesmo alcançando a 10ª posição, não conseguiu classificação para a primeira fase.

São Tomé e Príncipe

O país fez a sua primeira participação na sexta-feira (12.08), com a velocista Celma Bonfim da Graça na prova de 1.500m rasos. A atleta ficou em 38º lugar e não avançou para as outras etapas.

O atleta Triste Buly da Conceição competiu esta segunda-feira na prova seminfinal de canoagem. Na mesma prova competiu o moçambicano Mussa Chamaune. Ambos não seguiram para a final.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos