Egito envia judoca para casa por conduta antiesportiva

Islam El Shehaby se recusou a cumprimentar o adversário israelense Or Sasson, após perder a luta na categoria pesado. COI diz que o comportamento vai de encontro com o "espírito de amizade" dos Jogos Olímpicos.

O judoca egípcio Islam El Shehaby foi enviado de volta dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para a casa depois de ter se recusado a apertar a mão do israelense Or Sasson, comunicou nesta segunda-feira (15/08) o Comitê Olímpico Internacional (COI).

El Shehaby, que foi enviado para a casa pela própria delegação olímpica do Egito, perdeu a luta na categoria pesado (mais de 100kg) na sexta-feira para o adversário israelense. Após o fim do combate, o egípcio se recusou a cumprimentar Sasson.

A atitude foi repreendida pelo COI, que, no entanto, reconheceu que as regras do judô não obrigam os lutadores a apertar a mão, mas disse que o comportamento de El Shehaby bateu de frente com as "regras do jogo limpo" e do "espírito de amizade" dos Jogos Olímpicos.

"O Comitê Olímpico Egípcio também condenou enfaticamente a atitude de Islam El Shehaby e o enviou para a casa", afirmou o COI, num comunicado. "O presidente do comitê egípcio divulgou um comunicado dizendo que eles respeitam todos os atletas e todas as nações nos Jogos Olímpicos."

Depois que Sasson derrotou El Shehaby, e os dois retomaram os seus lugares em frente ao árbitro, o egípcio recuou quando Sasson se curvou e se aproximou dele para apertar as mãos.

Quando chamado de volta pelo árbitro para se curvar também, El Shehaby fez um rápido movimento antes de partir em meio às vaias do público. O cumprimento antes e depois da luta é a expressão máxima de respeito entre judocas.

Antes da competição, islamitas e nacionalistas egípcios pediram para El Shehaby não comparecer para a luta, assim como havia feito o iraniano Javad Mahjoub nos Jogos Olímpicos de 2012. O próprio Mahjoud admitiu numa entrevista em 2011 ter perdido de propósito para um judoca alemão para evitar ter de lutar contra o mesmo Sasson.

PV/rtr/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos